Pedra de Metal

terça-feira, 31 de maio de 2011

LIVE REPORT - Pestilence + Killem + Concealed + Blacksunrise @ Side B, 28-05-2011

Portugal teve o previlégio de ser dos países a receber os holandeses Pestilence, lendas renascidas do Death Metal , que apresentaram nesta digressão o álbum "Doctrine".

A responsável pelo evento foi a Notre Dame Productions e o local escolhido foi o já incontornável Side B em Benavente. Dado a minha paixão pelo género não podia deixar de estar presente para cobrir o evento para o Pedra de Metal.

Os sevilhanos Killem acompanharam os holandeses na perna ibérica desta tour, e em Portugal a abertura ficou a cargo dos Concealment e Blacksunrise.



A banda de Death Melódico lisboeta Blacksunrise abriu a noite, e aproveitou esta data espacial para se focar unicamente nos temas do seu novo álbum, "Oceanic", que o Pedras vos vai dar brevemente a conhecer em maior profundidade.



Já os tinha visto na festa de lançamento do seu álbum e do dos Grog, mas devo dizer que desta vez conseguiram surpreender-me ainda mais, talvez devido à adrenalina que tocar para uma banda estrangeira de renome traz.



Seguiram-se os Concealment, que traziam na bagagem o álbum novo "Phenakism" mas que apresentou ainda alguns temas de trabalhos anteriores.



Filipe encarrega-se bem tanto da única guitarra como da voz, mas algo a que ninguém fica indiferente é o baixo - de nove cordas - de Paulo.



A banda de Sintra já vem desde 1999 praticando uma mistura única de Death Metal (alguns diriam Deathcore) com elementos progressivos, experimentais e de outra forma eclécticos.



Os sevilhanos Killem estrearam-se em Portugal e apresentaram os seus dois álbuns repletos de malhas contagiantes. A banda já foi um quinteto mas está neste momento reduzida a quarteto. Não que se note, visto que se safaram tão bem que conseguiram inclusive fazer uma cover eficaz de Overactive Imagination dos Death com apenas uma guitarra.



O som da banda pode ser descrito como um Thrash/Death Metal com um instrumental fortíssimo, não querendo com isto dizer que Alex não tenha voz ou carisma de frontman, muito pelo contrário. Seja como for é sempre bom encontrar boas bandas entre nuestros hermanos, que têm quase tantas dificuldades em se fazer ouvir internacionalmente como nós.



Seguiram-se os Pestilence, que infelizmente não puderam tocar tanto tempo como pessoalmente esperava. A banda conta com um novo (mas bem eficaz) baterista e os membros originais na secção de cordas, com guitarras de oito cordas e um baixo fretless.



A actuação revelou-se uma festa de progressão e expertise, mas os Pestilence nunca foram uma banda para por a técnica acima da musicalidade, e demonstraram no Side B toda essa mestria.



Estiveram representados pelo menos seis dos sete álbuns de estúdio da banda (devo admitir que não consegui perceber se ficou representado o "Malleus Maleficarum") e o público pareceu contente com a selecção, que destacou - obviamente - "Doctrine".



Também foi uma oportunidade para os fãs de Obscura de verem o grande Jeroen no baixo, visto que está neste momento fora da banda germânica devido a esta tour com a sua banda de origem. Foi algo comentado entre o público, e houve quem gritasse Obscura a meio do concerto, o que sinceramente deve ofender o resto da banda.



Devo admitir que fiquei algo desiludido por tocarem apenas uma faixa de "Retribution Macabre". Sei que é um álbum que nunca estaria em destaque nesta altura do campeonato mas penso que não custava nada tocar, por exemplo, uma Horror Detox, e tenho a certeza que o pit ia ao rubro.



No final as opiniões ficaram divididas entre os mais velhos que já tinham oportunidade de ver a banda anteriormente. Enquanto alguns diziam que a banda "já não era a mesma coisa" outros contrastavam com "nunca os vi a tocar tanto" ou quem não desse importância a estas distinções.



Mas opiniões à parte, foi uma excelente noite de sábado com excelentes bandas nacionais e internacionais e, claro, o bom ambiente e estupendas condições do Side B. Esperemos que os holandeses voltem quando tiverem oportunidade de fazer outra tour europeia, e que continuem a lançar bons álbuns pois bandas de Death deste calibre querem-se vivas e bem.

E como sempre, os vídeos estão no canal Sons Subterâneos.

Sem comentários: