Pedra de Metal

domingo, 1 de maio de 2011

LIVE REPORT - Hate In Fest, 30-04-2011 @ Revolver Bar, Cacilhas

Mais uma vez o Revolver Bar voltou a ser o palco de um excelente concerto. Os luso-brazileiros Hate In Flesh ofizeram o lançamento oficial do seu primeiro álbum - "Wandering Through Despair" - e convidaram os Qiasmo, os Another Day Will Come e os Hang The Traitor para ajudarem à festa.

O Pedra de Metal orgulhou-se de fazer parte do staff deste evento, que teve à sua disposição o Revolver Bar inteiro, incluindo o sótão onde as bandas jantaram e cujas escadas deram excelentes ângulos para alguns vídeos. O Pedras ofereceu ainda uma entrada e CD dos Hate In Flesh a Daniel Nogueira - vencedor do nosso passatempo - e as fotos desse momento deverão ser disponibilizadas no nosso Facebook em breve.



A abertura da noite esteve a cargo dos Another Day Will Come. A banda de Metalcore de Paio Pires, que juntamente com os Blacksunrise vai abrir para os The Black Dahlia Murder em Julho, voltou a apresentar as músicas do seu EP "Incipit" e ainda outras.



Já tínhamos ficado a saber no Paio Pires Underground Fest que se tratava de uma banda cheia de melodia, ritmo e energia, mas desta vez foi possível - de um ângulo privilegiado, apreciar melhor a banda sem o público como obstáculo.



Apesar do tamanho do palco os Another Day Will Come não safricaram os seus saltos ou movimentos habituais, simplesmente arranjaram maneira de fazer o melhor possível com aquele pequeno espaço. O resultado está à vista, e se os temas de "Incipit" já prometem então só poderá ser boa a previsão do álbum que os Another Will Come agora começam a preparar.



Infelizmente por problemas logísticos "Incipit" não esteve disponível ontem para venda, mas quem quiser obter este lançamento pode fazê-lo através do MySpace da banda. Em breve o Pedras vai lançar um "PEDRAGULHO" para vos dar a conhecer melhor este EP.



Pela segunda vez o Pedra de Metal teve o prazer de ver os Hang The Traitor a tocarem em casa, e desta vez já deu para gravar mais faixas, para a conhecer esta banda que muito promete. Devido a uma recente mudança na formação a banda não tocou todas as suas faixas mais apetecidas, mas deu claramente para perceber que o novo baterista já está relativamente bem adaptado.



Como de costume fomos presenteados com a cover Oi, Tudo Bem? de Garotos Podres assim como de várias faixas que deverão estar presentes no primeiro lançamento da banda, que infelizmente não teve ainda disponível mas está mesmo aí a arrebentar.

A banda teve à venda a sua primeira t-shirt, produzida pela Fruit & Loom, a cores, e pelo módico preço de 8 euros. Entre a oferta já ser boa à partida e o marketing de guerrilha do baixista (que as andava a vender pelo mosh pit durante outras bandas) no fim da noite já a sala tinha várias pessoas com essa t-shirt, incluindo pelo menos um membro de cada uma das outras bandas.



Fecharam com dois dos seus maiores trunfos, Destrói - o primeiro vídeo oficial dos Hang The Traitor - e Massacre. Se os Another Day Will Come já tinham posto o público a mexer os Hang The Traitor usaram a sua agressividade (e os sempre as capacidades teátricas de Demon) para levar a audiência um passo mais longe. Para saberem as novidades dos Hang The Traitor estejam atentos ao Pedras nos próximos tempos, e aproveitem para visitar o MySpace da banda.



Os Qiasmo aproveitaram o Hate In Fest para dar o último concerto por uns tempos, e o Pedra de Metal teve o orgulho de estar lá para captar a ocasião. A banda prepara-se para começar a compor o seu primeiro álbum e vai-se afastar dos palcos por uns meses. Mas entretanto o EP "Confrontos" está disponível no MySpace da banda, pela módica quantia de 4 euros.



A agressividade, complexidade e ainda o elemento experimental do som dos Qiasmo ajudou a tornar este um dos concertos em que o pit esteve mais activo. Os lisboetas praticam uma mistura de Death e Thrash com uma sonoridade difícil de definir por ser única, e que passa por letras que tanto podem ser em inglês ou e português.



Mas não pensem que é por os Qiasmo agora se retirarem que vão deixar de ter notícias deles, acompanhem o Pedra de Metal nos próximos tempos pois vamos dar-vos a conhecer melhor os som e os elementos da banda.



Seguiram-se os Hate In Flesh que fizeram questão de mencionar várias vezes que esta noite foi para eles a realização de um sonho. A banda tocou as dez faixas do seu álbum "Wondering Through Despair" pela ordem que surgem no CD, e ainda fez um encore com a faixa título.



Todos os membros da banda estavam visivelmente nervosos e/ou emocionados, e não fizeram por o esconder. Fora uma outra falha que de que quase ninguém se apercebe e é completamente compreensiva, a banda esteve no seu melhor, com uma química coesa mas que deu espaço para cada membro individual brilhar.



"Wandering Through Despair" foi vendido ao preço desconto de 5 euros (entrada 5 mais 5 pelo CD) e da última vez que verifiquei já se tinham vendido mais de duas dezenas. O álbum continua disponível no MySpace da banda, agora pelo preço de 8 euros. São 10 fantásticas malhas que o Pedras vai ter o prazer que vos apresentar aqui em breve, e aproveitem para ouvir a faixa título no nosso player.




Euler Morais aproveitou a música My Last War para fazer um tremendo solo de bateria, especialmente se considerarmos que ele ainda é bastante novo. Infelizmente houve um erro na gravação que me fez perder 5-10 segundos do solo e fracturou a música em duas, mas a sequência de mais de 7 minutos e meio é tremenda e recomenda-se.



A faixa Hate Me, que dá nome à tour em que os Hate In Flesh se encontram actualmente, contou com dois convidados, entre eles o fotógrafo DCross, que se está a preparar para lançar gravações em alta definição deste evento. Foi muita energia em palco, mas infelizmente fiquei com a ideia que um (ou mais) dos microfones falharam por um bocado.



O baixista Pedro - o único português da banda - aproveitou a faixa a introdução da faixa Memories para falar um pouco sobre porque é que esta noite era a realização de um sonho para ele e também para os Hate In Flesh. Após isto incitou à participação do público, como aliás vinha fazendo bem eficazmente Maiko Ramos até à altura.



As festividades terminaram perto da 1 e meia da manhã para infelicidade do público, que foi extramamente dedicado às bandas apesar de apenas dar para encher meia sala. "Poucos mas bons" é uma frase da qual estou absolutamente farto, especialmente porque são sempre ditas por grandes bandas que mereciam melhor, e oferecem cada vez melhores preços.

Mas parece que continua a haver um complexo de muita gente em que existe um enorme fosso entre as bandas portuguesas e internacionais. Já foi verdade noutros tempos, mas dizer que é verdade hoje é ingénuo, e mostra desconhecimento do muito que de bom se faz por cá, mesmo que sub-apreciado por um povo com um complexo de inferioridade.

Nos próximos tempos o Pedras vai fazer o seu melhor por vos dar a conhecer o que se faz por cá em todos os géneros do Metal e mais além dentro do que estiver ao nosso alcance. Aguardam "PEDRAGULHOS" destas quatro bandas, assim como entrevistas aos Another Day Will Come, Hang The Traitor e Qiasmo.

Sem comentários: