Pedra de Metal

segunda-feira, 21 de março de 2011

LIVE REPORT - Paio Pires Underground Fest, 19-03-2011 - Another Day Will Come + Shadowsphere + Hate In Flesh




Que o Seixal tem uma cena musical vibrante não é novidade, nem que são muitos os estilos de Metal representados nesta localidade. Mas por vezes faltam eventos onde estes artistas se possam mostrar e foi com isso em mente que a Pastilha e Felix Productions juntamente com os Another Day Will Come decidiram organizar este Paio Pires Undergroud Fest, nos passados dias 18 e 19 de Março. Estivemos presentes no segundo dia do festival, para um evento que surpreendeu positivamente e por várias razões.

Primeiro há que louvar a localização. A Aldeia de Paio Pires não é especialmente inacessível nem difícil de descobrir para quem não é da Margem Sul, especialmente para os que estão habituados a concertos em Almada ou Corroios, é que é só "uma paragem mais "à frente" e qualquer pessoa dá com o local. Depois a "venue" propriamente dita, a Sociedade Musical 5 de Outubro, é um espaço amplo e bem equipado preparado para aguentar uma audiência bastante razoável. Havia ainda um grande espaço exterior aberto o que só permitiu mais mobilidade e à vontade.



A abertura do espectáculo ficou a cargo dos Hate In Flesh, que surpreenderam com temas do álbum "Wandering Through Despair". A banda portuguesa - composta maioritariamente de membros brasileiros - mostrou já temas trabalhados e com enorme variedade, uma presença bem forte num palco que se provou pequeno.



A versatilidade dos elementos parece ser um dos pontos mais fortes da banda. Duas guitarras que se complementam na perfeição e uma secção rítmica fortíssima servem de pano de fundo para Maiko Ramos soltar toda a potência da sua voz. Faixas como "Wandering Through Despair", Rebirth of Rotten Souls, Grinder Machine, My Last War, Second To End e Dead Man animaram um público que começava lentamente a crescer.



O som esteve algo desequilibrado o que prejudicou os Hate In Flesh mas nem por isso o concerto deixou de correr muito bem, sendo de destacar a óptima e célere organização.



Para os que estiveram no concerto e ficaram com vontade de ouvir mais ou para os que simplesmente estão curiosos ficam avisados que "Wandering Through Despair" vai ser lançado dia 30 de Abril no Revolver Bar com o apoio do Pedra de Metal por isso apareçam, será ceramente uma noite para não esquecer.



Seguiram-se os Shadowsphere, que apesar da senioridade cederam o palco aos Another Day Will Come, que para além de terem ajudado à organização do evento jogaram em casa visto que são de Paio Pires.



A banda de Thrash/Death Metal Melódico do Seixal passou por alguns momentos difíceis desde que lançou o seu segundo álbum, "Hellbound Heart", em 2006. Após várias mudanças de formação parece que os Shadowsphere atingiram de novo a estabilidade e preparam-se para gravar novo álbum.



Quem conhece a banda de Luís Goulão e Paulo Gonçalves do início da década de 2000 sabe que estamos perante profissionais com experiência que sabem bem o que fazem. A banda aproveitou para apresentar as novas faixas Bullet Train e Sworn Enemy, a segunda com a participação especial da vocalista Patrícia Rodrigues dos Thanatoschizo. De resto foi o já habitual desfile de clássicos do EP "Death And Dreaming" e dos albums "Darklands" e "Hellbound Heart" assim como a cover Fuck Like An Animal dos W.A.S.P.



É necessário dizer que esta nova formação, por mais competente que se tenha provado, ainda precisa de alguma prática para que Shadowsphere voltem ao seu expoente máximo, mas parecem sem dúvida estar no caminho certo. Também com a gravação de um novo álbum no horizonte, é preciso considerar a possibilidade de que a banda se reinvente.



Seja como for, cá estaremos para acompanhar o regresso dos Shadowsphere aos palcos e ao estúdio. Em breve o Pedra de Metal fará uma entrevista e reportagem em directo da sala de ensaios dos Shadowsphere, estejam atentos.



Para fechar a noite tocaram os Another Day Will Come, banda anfitriã que conseguiu de facto encher o recinto (pelo menos as imediações do palco) e trazer um público local mas também muito jovem ao evento. A banda lançou no início deste ano o seu primeiro EP, "Incipit", que aproveitaram para promover com este espectáculo.



Trata-se de uma banda algures entre o Metalcore melódico e o Deathcore mais pesado, uma mistura de influências contagiante que levou a audiência da Sociedade Musical 5 de Outubro ao rubro.



Nesta atuação fomos brindados com temas como Wait, Believe And Conquer, a homónima Another Day Will Come e Rebirth. Infelizmente não foi possível captar tantos vídeos da atuação dos Another Day Will Come como das demais bandas, muito devido à êxtase do público com o qual a atuação só ficou a ganhar.

Ficam de parabéns todas as bandas, que proporcionaram momentos de muita animação e, claro, bom Metal nacional. Mas o Live Report não estaria completo sem dar os parabéns à Pastilha & Felix Productions, que se destaca por ter conseguido organizar um evento em que quase tudo foi perfeito: um cartaz adequado com bandas competentes e profissionais, um espaço amplo e bem equipado de fácil acesso e é claro, os preços do bar que estavam muito apelativos e ajudam sempre a fazer a festa.

Fiquem atentos ao Pedra de Metal para nos próximos tempos acompanharem os Another Day Will Come, os Hate In Flesh e os Shadowsphere assim como serem informados dos próximos eventos da Pastilha & Felix.

Sem comentários: