Pedra de Metal

segunda-feira, 21 de março de 2011

PEDRAGULHO – PRIMEL “In Cold Blood Nihilism ” EP


Devo admitir que sempre que ouço uma nova banda nacional de Death Metal redobro a atenção. Não só pelo quanto o estilo me apaixona mas também por não ser comum o ver representado no nosso país.

Os Primordial Melody (PRIMEL), banda originária de Chaves agora sedeada no Porto, apresentam em “In Cold Nihilism” um EP cheio de peso, ritmos contagiantes e não só. Este álbum foi gravado nos Ultrasound Studios e produzido por Daniel Cardoso e Pedro Mendes, que fez um solo na faixa Fallen Dream/Living Hell.

Liberation, a primeira faixa, arranca com um riff cheio de ritmo acompanhado de um duplo pedal bem apelativo e uma voz com um registo que relembra alguns grandes nomes nacionais do Thrash/Groove, não deixando por isso de ser adequada a Death, pois força e violência certamente não lhe faltam.

O inicio da faixa Of Revenge and Hope é o suficiente para explicar porque é que os PRIMEL se consideram (ou estão a caminho de ser) uma banda de Death/Thrash Melódico. Rapidamente percebemos que o som da banda não é de forma alguma monocromático.

Face a uma faixa como Fallen Dream/Living Hell já se dissiparam quaisquer ideias pré-concebidas de que o som dos Primel ia ser limitado à apreciação dos fãs de Death Metal. Uma faixa rica em texturas que deixa a curiosidade de como seria ouvi-la ao vivo.



A Fair Judgement mistura velocidades e riffs de guitarra para obter uma faixa não só forte mas também diversa onde a faceta melódica da banda melhor se vê. O lançamento fecha com a faixa Wilhelm God’s Eye, uma das mais pesadas do álbum seja instrumentalmente ou na letra, neste caso inspirada pela filosofia de Friedrich Nietzsche.

Em “In Cold Blood Nihilism” há muita versatilidade musical apresentada por uma banda que mostra ainda muito potencial para crescer. Os PRIMEL parecem ter a vontade de não deixar estagnar o seu som, introduzindo-lhe variações inesperadas mas bem-vindas que dão mais profundidade às faixas.

MySpace Oficial dos Primordial Melody (PRIMEL)

Sem comentários: