Pedra de Metal

domingo, 15 de maio de 2011

LIVE REPORT - Grog + Blacksunrise + Alchemist @ Rock & Shots, Cascais, 12-5-2011

O Pedra de Metal foi assistir à festa de lançamento dos novos álbuns de Grog ("Scooping the Cranial Insides") e Blacksunrise ("Oceanic") com apoio dos Alchemist ao Rock & Shots (antigo Lótus Bar) em Cascaus e foi sem dúvida uma quinta-feira para lembrar.

Uma entrada de meramente 3 euros e ainda se oferceram CDs a cada dez entradas. Não há crise que faça disto menos de que um excelente negócio. Ainda para mais tanto os Grog como os Blacksunrise tinham disponíveis packs de CD + Tshirt a preços bastante apelativos. No entanto, e para infelicidade de muitos dos presentes, os Grog não conseguiram ainda ter disponível o álbum "Scooping The Cranial Insides", numa falha que só pode ser atribuida à empresa responsável pelo fabrico do CD.



A abertura da noite quente e abafada ficou a cargo dos Alchemist, banda de Black & Roll composta por um membro de Mourning Lenore, um de Theriomorphic e um de Utopium. Já tinha tido o prazer de os ver tocar na Passagem de Ano 2010/2011 no Metalpoint, no Porto, mas certamente soube bem apreciar de novo, desta vez sem álcool no sistema (tanto eu como eles).



Ao peso e feeling the Black Metal puro da banda junta-se um ritmo diverso (daí o Roll) e ainda floreados nas guitarras que ajudam a tornar a música apreciável mesmo àqueles que nunca gostariam de uma banda de Black.



Seguiram-se os Blacksunrise, que passados mais de 5 anos se tornaram muito mais do que "putos de 19 anos que tocam uma cover de At The Gates", aliás, cover nem ouvi-la, para quem não tem prestado atenção, os lisboetas já contam com três álbuns de estúdio e não podem ser julgados por um "gimmick" do seus primeiros tempos.



Em destaque estiveram faixas do novo albúm "Oceanic" (disponível através da chancela Raging Planet) como "Crowning Neptune's Wrath", "Adamastor" e "Asgard Dies" entre outras. O mais recente vocalista da banda é carismático para além de eificiente, e o nível técnico da banda parece ter recentemente dado um enorme salto.



Mas claro, houve lugar para algumas faixas de "Azrael" e "Engulf the World In Frozen Flames", e o público de facto ficou triste da banda abandonar o palco sem tocar mais.



"Oceanic" é um lançamento com muito valor, que o Pedras vou vai dar a conhecer melhor em PEDRAGULHO brevemente, assim como os Blacksunrise, a quem vamos fazer uma entrevista.



E a fechar a noite tocaram os Grog, num concerto cheio de energia e participações por parte do público com uma qualidade de som incrível, especialmente e considerarmos que se trata de uma banda de Death/Grindcore bem extrema.



A primeira parte do concerto tratou-se da apresentação dos temas do novo álbum, "Scooping the Cranial Insides" e a segunda debruçou-se sobre os diversos trabalhos que a banda de Oeiras vem fazendo nas últimas duas décadas.



Tanto Alexandre Ribeiro (baixista dos Grog) como Luis Santos dos Blacksunrise (que é seu aluno) aplicaram baixos fretless e uma capacidade técnica incrível que me soube particularmente bem e que acho que enriquece muito o som das duas bandas, com destaque para os Grog, que com este "lead bass" ganham outra profundidade que normalmente as bandas de Grind não têm, por melhores que sejam.



Claro que também é importante destacar a boa onda e carisma de Pedro Pedra, vocalista de Grog e amigo do Pedra de Metal há já algum tempo, que soube puxar pelo (e entreter) o público, distribuir comentários com bastante humor e não se deixou fazer parar pelas estúpidas e repetitivas interrupções que um telemóvel parecia estar a causar, mas que eventualmente desapareceram por completo.



De facto, os Grog aplicam muito mais técnica em todos os intrumentos do que é comum no Grind mais pornográfico/gore, que é o que praticam, mas nunca esquecendo a musicalidade necessária para tornar as músicas apelativas e cheias de energia.



Para além dos vídeos que aqui apresentamos dos Grog há mais no canal Sons Subterrâneos e ainda falta fazer o upload de dois por isso aproveitem para apreciar mais de metade do concerto online.



Estejam atentos ao PEDRAGULHO que publicaremos em breve sobre o novo trabalho dos Grog, e aproveitem para ler a nossa entrevista com a banda.

Sem comentários: