Pedra de Metal

segunda-feira, 11 de abril de 2011

ENTREVISTA - Shadowsphere


É oficial: os Shadowsphere estão vivos, de boa saúde e recomendam-se como sempre. O Pedra de Metal teve a oportunidade de contactar com o guitarrista e fundador Luis Goulão após o Paio Pires Underground Fest para saber novidades dos autores de "Darklands" e "Hellbound Heart", que ao contrário do que se ouvia dizer não pararam nem morreram, apenas passaram por um periodo de reestruturação prolongado do qual agora emergem - nas palavras de Luis Goulão - mais fortes e dinâmicos.


PdM - Foi uma pena muito grande para os vossos fãs ver-vos passar tantos problemas de formação. Quanto tempo acabaram por estar inativos, podes resumir o que se passou nesse período?
Luis - Acabámos por estar inactivos desde o fim da “HELLBOUND TOUR 2007”, que culminou com o concerto com Rotting Christ e Malevolant Creation em Corroios, embora, até Julho do ano passado tenhamos dado concertos em Braga, e no Transmission. Na altura da paragem houve bastantes mudanças de line-up, e acabámos por ficar eu e o Paulo apenas. Entretanto no início do verão de 2010, e depois de inúmeros tryouts a guitarristas, baixistas e bateristas, o line-up ficou completo com os elementos compõem agora a nova formação.



PdM - Apenas restam dois membros da formação original e todo o resto da formação é recente. Quais são as principais características deste novo quinteto?
Luis - É uma formação, de longe, mais dinâmica e activa, não só no que diz respeito à composição, mas também no envolvimento nos restantes assuntos da banda. É uma formação ambiciosa q.b. e com muita força para seguir em frente.

PdM - Já tive oportunidade de ouvir duas http://www.blogger.com/img/blank.giffaixas novas ao vivo e espero ter outra oportunidade quando estiver convosco na sala de ensaios para fazer reportagem para fazer reportagem. Na vossa opinião o que mudou nestes novos temas, e o que permanece igual?
Luis - Em primeiro lugar mantém-se a essência “SHADOWSPHERE”, ou seja, death metal com um grande cariz melódico. O que mudou? Devido ao amplo espectro musical desta nova formação, está a ser possível explorar outros caminhos, outras sonoridades, ou seja, fazer um novo update ao som da banda.


PdM - Já estão agendadas as gravações do novo álbum, ou ainda se encontram em fase de pré-produção?
Luis - Estamos ainda a fazer a pré-produção, mas já está definido o período das gravações

PdM - Qual vai ser o local escolhido para a gravação? E quem vai ser a responsável pela produção e mistura?
Luis - Ainda não podemos dizer nada, até porque o estúdio ainda não está marcado, mas brevemente será revelado.

PdM - Tencionam com o próximo álbum mudar e/ou evoluir o estilo do Shadowsphere ou por outro lado querem um trabalho de continuidade?
Luis - Continuaremos a dar aos fãs todo o poder e melodia a que já os habituámos, mas com uma evolução marcada que certamente será apreciada e acarinhada, não só pelos já fãs, mas esperamos nós, por novos fãs também.

PdM - Anteriormente editaram álbuns independentemente e com o apoio da Recital, esperam que isso se repita?
Luis - Sim, esse processo ir-se-á manter. O apoio da Recital ao longo dos anos foi incondicional e o nosso agradecimento é profundo ao Sr. Manuel Teixeira.

PdM - A nova faixa “Sworn Enemy” conta com a participação de Patrícia Rodrigues dos Thanatoschizo. Vai constar do novo álbum?
Luis - Sim, vai. É a faixa escolhida para ser o single do álbum. Na minha opinião é uma das melhores faixas do disco e muito diferente do que tinhamos feito até agora. Ambas as vozes e o instrumental estão muito potentes, e a voz da Patrícia traz um sentido novo de sonoridade à nossa música.



PdM - Vai haver mais participações da parte de convidados?
Luis - Estamos a equacionar mais convidados sim, mas isso ainda vai depender de timmings de gravação e disponibilidade dos mesmos. Portanto ainda não posso adiantar nada.

PdM - Que actuações já têm os Shadowsphere agendadas por agora?
Luis - Antes da gravação do disco novo iremos ter dois concertos, no próximo dia 16 de Abril em São Pedro do Sul, e dia 27 de Maio no Transmission em Lisboa.

PdM - Diriam que hoje em Portugal há mais ou menos condições para uma banda do que quando começaram?
Luis - Na minha opinião, neste momento existem “toneladas” de condições para as bandas. Estúdios bons, mais sítios para tocar, mais hipóteses de dar a conhecer a banda ao grande público. Quando começámos também haviam essas condições, mas em menor quantidade e qualidade.

PdM - Ainda é possível obter algum dos vossos lançamentos anteriores, e se sim, como?
Luis - Sim, ainda é possível. Basta irem aos nossos concertos, ou contactarem-me directamente para shadowsphere.metal@gmail.com

PdM - Não posso evitar de fazer esta pergunta: os Shadowsphere acabaram por perder algum do ímpeto que tinha devido a este período de inactividade. Têm intenções de fazer o que for necessário para voltarem ao vosso lugar devido na cena nacional?
Luis - Sinceramente acho que SHADOWSPHERE não perdeu ímpeto por causa deste período de 3 anos. A nova formação é bastante dinâmica e apenas mais alguns concertos irão consolidar a parede sonora que sempre nos caracterizou. Muita gente fala desse período como se a banda tivesse acabado e voltado agora, mas a banda não acabou, apenas estivemos parados (mudanças de lin-up ou não ficam à parte). A maior parte das bandas demora 2 ou 3 anos a lançar um disco novo, ou às vezes até mais, e nesses casos nunca vi mencionado em lado nenhum “perda de ímpeto” devido a uma longa paragem. Provavelmente, mesmo não tendo havido mudanças de line-up, teríamos levado o mesmo tempo para editar o album novo.

PdM - Que recomendações fariam aos vossos fãs para vos ajudar? E para os curiosos, como podem ficar a conhecer melhor os Shadowsphere?
Luis - SHADOWSPHERE sempre foi uma banda com fãs muito fiéis, e as únicas coisas que tenho a dizer, é o meu agradecimento incondicional a todas essas pessoas e pedir-lhes que continuem a vir aos nossos concertos e a apoiarem a banda como sempre o fizeram. Para aqueles que não nos conhecem, podem consultar o nosso myspace em www.myspace.com/shadowsphereofficial ou o nosso facebook em www.facebook.com/shadowsphere.metal

PdM - Obrigado por nos darem esta entrevista e voltamo-nos a encontrar na sala de ensaios para a reportagem. Boa sorte com os concertos agendados e a produção do novo álbum.
Luis - Nós é que agradecemos esta oportunidade e podem contar brevemente com dois grandes concertos e um grande álbum a chegar. Cheers!

Sem comentários: