Pedra de Metal

domingo, 5 de dezembro de 2010

ENTREVISTA - Mindlock


Os farenses Mindlock podem ser contados entre os grandes nomes do Thrash português. Depois de assistir ao concerto, o Pedra de Metal foi falar com o guitarrista Francisco Aragão para saber mais sobre o que se passa com a banda, que apresenta actualmente o seu novo álbum "Enemy of Silence".

PdM - Olá, agradeço-te antes de mais a oportunidade de te entrevistar.
Entre o lançamento de "Egotrip" e o de "Enemy of Silence" vão sete anos. O que fizeram os Mindlock durante este tempo?
Francisco - Durante esse tempo estivemos a promover “Ego Trip”com concertos um pouco por todo o país. Compusemos ainda um álbum que nunca chegou a ser editado dada a saída do nosso antigo baterista muito perto da data em que íamos entrar em estúdio. Decidimos não editar esse trabalho por ter sido composto juntamente com ele e no processo e procurar um novo baterista encontrámos o Amadis Monteiro com quem compusemos a maior parte do novo álbum “Enemy Of Silence”.

PdM - As dez novas faixas foram compostas recentemente e/ou na mesma altura ou este álbum junta o esforço feito ao longo dos últimos anos?
Francisco - Este trabalho não é uma compilação de temas que fomos compondo e não levou sete anos a fazer. Acho que em menos de dois anos, após termos encontrado o actual baterista, compusemos, gravámos e vimos o trabalho editado e a ser distribuído. Foi um processo relativamente rápido e continuado. É material “fresco”.



PdM - Chegaram a ser criticados no início da década por serem uma banda de "Nu-Metal", acusação da qual sempre se defenderam. Mas com a direcção musical deste novo álbum fica a ideia de que quiseram enterrar essas críticas, será este o caso?
Francisco - Não. Sempre fizemos o que achamos que nos dá mais prazer e as pessoas são livres de rotular como entenderem. Este álbum é de facto mais pesado que os anteriores e tem algumas diferenças a nível de sonoridade mas tal como os outros retrata um período de tempo em que a banda decidiu gravar em disco um conjunto de temas e é esse período que fica registado. Se este trabalho soa diferente dos anteriores, é porque nós também nos sentimos diferentes. Encaramos isso como uma evolução e não uma mudança propositada.

PdM - O vosso som parece neste momento mais do que o Thrash/Groove que advogavam no início da vossa carreira: os solos e leads de "Enemy of Silence" revelam uma faceta mais melódica dos Mindlock. De onde surgiu esta influência?
Francisco - As nossas composições anteriores explorávam mais o ritmo que a melodia não sentimos que pedissem tantos solos de guitarra. Tal como disse, evoluímos enquanto conjunto e enquanto músicos e, para além de termos adquirido mais experiência e técnica, os nossos gostos e aquilo que procuramos para o grupo transformaram-se durante todo esse processo. Hoje em dia pensamos, compomos e tocamos de maneira diferente.

PdM - O Thrash português parece estar em revivalismo. Nesta década tivemos Mindlock, Shadowsphere, Painstruck, Pitchblack, Switchtense, Hematoma, The Spiteful e muitos outros. Como veteranos desta área o que diriam que isto vos faz sentir?
Francisco - Penso que só nos podemos sentir bem. Gostamos muito do que fazemos, sempre gostámos e se a nossa música se manteve fiel a uma época ou estilo musical é porque é dentro desse espectro que melhor nos conseguimos expressar.

PdM - Não restam quaisquer dúvidas do vosso sucesso no Algarve. Porquê tanta dificuldade em expandir o vosso som a todo o país, especialmente visto que estão no catálogo da Rastilho, uma das maiores editoras do país?
Francisco - A principal barreira que temos pela frente são as despesas de deslocação que temos sempre que vamos apresentar um espectáculo fora do Algarve. Como moramos numa ponta do país é-nos impossível efectuar grandes deslocações sem ter grandes gastos financeiros que muitas das vezes se podem tornar em prejuízo. A nível discográfico penso que o nosso trabalho está a ser divulgado um pouco por todo o país e podendo ainda adquirir-se “Enemy Of Silence” online através do site da Rastilho.

PdM - Que exposição internacional esperam para este novo trabalho? Há planos para fazerem digressão internacional ou juntarem-se a outras bandas com esse intuito?
Francisco - Já recebemos boas críticas ao nosso trabalho vindas de revistas do estrangeiro. Tocar lá fora é sempre algo que temos em mente mas que muitas das vezes nos sentimos de mãos atadas para que se torne numa realidade. De momento a edição de “Enemy Of Silence” e apenas a nível nacional, se bem que através da Internet e do contacto com outras bandas e editoras esperamos levar a nossa música e os nossos espectáculos a mais países.

PdM - A vossa actuação ao vivo é algo de extraordinário dentro do que se faz por Portugal. Primeiro é fascinante que ter só um guitarrista não vos faça confusão quando o trabalho de guitarras é tão completo, e por outro lado a vossa energia é algo de real e raro, não só pela intensidade que transmitem mas também pela honestidade que conseguimos sentir isso em cada espectáculo. Como é que uma banda com um poder assim não é vista mais vezes em concertos fora do Algarve?
Francisco - Obrigado! Mas acho que essa pergunta deve também ser feita aos agentes musicais e às pessoas e entidades que contratam as bandas. Nós tentamos, por nossa conta, sair do Algarve o mais que podemos e as despesas são grandes. Muitas das vezes não nos podem garantir o suficiente para cobrirmos essas despesas e mesmo assim vamos à aventura. Quando as contas são feitas, sabemos que às vezes estamos a pagar para tocar... é triste mas é assim! Acho que fazemos a nossa parte, e não somos ricos.

PdM - Ainda têm alguns concertos na Persuading the Enemy Tour com os The Spiteful certo? Onde e quando se vão realizar?
Francisco - Sexta-Feira dia 10 de Dezembro no In Live Cafe, na Moita e Sábado dia 11 de Dezembro no Estudantino Bar em Viseu.

PdM - O que se prevê para o futuro dos Mindlock, qual vai ser o próximo passo?
Francisco - Para já, vamos continuar a promover o álbum pelo país fora que é algo que nos dá muito gozo. De resto... quem sabe?

PdM - Mais uma vez agradeço a vossa disponibilidade e boa sorte para o resto da tour.
Francisco - Obrigado nós!






MySpace
Enemy of Silence na Rastilho
Metal Archives
Spirit of Metal
Facebook
Youtube: mindlockband

Sem comentários: