Pedra de Metal

quarta-feira, 30 de junho de 2010

PEDRAGULHO - Picture "Old Dogs, New Tricks"


Para quem não sabe, os Picture foram a primeira banda holandesa do espectro hard’n’heavy a ter um contrato assinado, vão lá 32 anos. Portanto, dai temos de pensar no que dizer de uma banda fundada em 1977, que cessa actividades em 1987, volta em 1988 para um concerto, reúne-se de novo em 1997, acaba outra vez em 1999 e volta em 2007?

Bem, teimosos é o que se pode dizer deles, pelo menos, e a própria musica acabar por se pautar por esse mesmo espírito, dado que salvo melhorias na produção e execução, isto é hard rock arraçado de heavy metal de há 30 anos atrás. Não estamos a falar num disco para os fans do pós-“qualquer coisa” ou para fans de brutaldeathrashgrindmetalcore ou coisa que nos valha; não, aqui ouve-se música com raça mas de outras tonalidades que dificilmente vai passar por cima da catadupa de edições deste género que nos tem assaltado com toda a onda revivalista deste género que tem surgido nos últimos 5 anos.

Quanto à música propriamente dita, temos temas competentes desse hard’n’heavy do final da década de ’70 e inícios de ’80, quando os Iron Maiden e Judas Priest brilhavam por esse mundo fora. Apesar da tal competência demonstrada, os Picture nunca chegaram a ser a imagem que querem ser, faltando aquele brilhozinho especial que transforma as musicas em ouro.

É um disco para fans indefectíveis do género, mas não necessariamente para pessoas que procurem música desafiante e cheia de novidade, dado que esses provavelmente se sentirão melhor em discos como o disco dos Pyramids com os Nadja, ou qualquer coisa dos Enslaved dos últimos anos.


Myspace da banda: www.myspace.com/pictureholland

Sem comentários: