Pedra de Metal

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PEDRAGULHO - Arch Enemy "Khaos Legion"

Khaos Legion é o oitavo álbum da banda que conta com 16 temas, produzido pela mesma e por Rickard Bengtsson, o mesmo produtor do álbum " Doomsday Machine", de 2005. Após quatro anos de silêncio, periodo em que a banda lançou um álbum ao vivo intitulado "Tyrants of the rising sun - live in Japan" (2008) e o disco de regravações "The Root of all Evil" (2009), esperava-se algo mais agressivo, mas não acontece.

A vocalista Angela Gossow, que ao entrar no grupo, apontaram os holofotes para a banda, afinal não é muito comum uma banda de metal extremo contar com vocais guturais femininos.
Porém, a performance de Angela é justamente um dos pontos "fracos" do álbum Khaos Legion, com linhas repetitivas e apagadas, que na maioria das vezes servem apenas para ocupar espaço entre riffs e solos de Michal e Christopher.
Em relação á parte instrumental, as guitarras são o destaque principal, os riffs trazem melodias marcantes e orelhudas, enquanto os solos demonstram mais uma vez o quanto os irmãos Amott estão acima da grande maioria.

O conhecido tema "Yesterday is Dead and Gone", primeiro single, abre os trabalhos de maneira conveniente. "Bloodstained cross" vem na sequência e, mostra as boas melodias de guitarra, enquanto "Under black flags we March"traz á banda fora da "zona de conforto".
Outros bons momentos acontecem em "Vegeance is mine" e "Cruelty without Beauty", sendo esta última com a melhor performance vocal do disco.

Temos faixas que são muito suaves, só soa mais pesado devido á voz gutural de Angela, mas na verdade é uma composição repetitiva, que deixa para trás todas as formulas utilizadas pelos Arch Enemy em discos anteriores.
Atenção, não estou a falar mal do álbum, simplesmente para quem conhece os álbuns anteriores e é fã da banda, este é considerado mais um, mas não deixa de ser um excelente álbum, com uma excelente produção, mas esperavamos algo diferente.
Para além do que foi dito, acrescento que recomendo a ouvie este álbum.

Track list:

01 - Khaos Overture (instrumental)
02 - Yesterday is Dead and Gone
03 - Bloodstrained cross
04 - Under Black Flags we March
05 - No Gods, no Masters
06 - City of the Dead
07 - Through the eyes of a Raven
08 - Cruelty without Beauty
09 - We are a Godless entity (instrumental)
10 - Cult os Chaos
11 - Thorns in my flesh
12 - Turn to Dust ( Intsrumental)
13 - Vengeance s Mine
14 - Secrets
15 - The Zoo
16 - Snow Bound (Acoustic)

Sem comentários: