Pedra de Metal

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PEDRAGULHO - Facebreaker "Infected"


No som dos Facebreaker não há lugar para melodias orelhudas, técnica supérflua ou mesmo extremismo em nome do próprio extremismo. Sim, há peso; sim, chega a ser extremo; mas é directo.

O nome da banda adequa-se perfeitamente ao seu estilo musical, os Facebreaker tocam um Death Metal “in your face”, sem terem de adicionar subgéneros como “Melódico”, “Tradicional”, “Extremo” ou “Progressivo”. São liderados por Roberth “Robban” Karlson, que já passou por bandas suecas como Pan.Thy.Monium, Edge of Sanity, Solar Dawn e Devian, sendo também actualmente um dos vocalistas dos Scar Symmetry e baixista dos Tormented.

O terceiro álbum da banda chama-se "Infected" e segue a linha de composição do anterior, "Dead, Rotten and Hungry". Trata-se de uma colecção de músicas que sabem bem, especialmente no meio de um pit, com muito headbang à mistura. Não se perde tempo a discutir a validade artística da música, é a simplicidade do seu poder que nos agarra.

Mesmo sem melodias "à sueca" a música consegue ser contagiante. Os riffs não se atropelam sucessivamente e não há blastbeats constantes na bateria, por isso não se afastem aqueles que pensam que estamos perante algo na onda de Hate Eternal, Suffocation ou Aeon; nada disso. Os Facebreaker estão claramente mais próximos do arquétipo tradicional de Death Metal sueco, e Robban já chegou mesmo a admitir influências de Dismember, Entombed e Grave, entre outras bandas do seus país.

Não é um lançamento de apelo universal, mas poderá apelar a fãs de quadrantes completamente dispersos dentro do Death Metal, algo que acontece cada vez menos à medida que o estilo continua a desdobrar-se em sub-géneros.

Facebreaker (Suécia) - Death Metal

Site oficial
Metal Archives
MySpace
Facebook

Sem comentários: