Pedra de Metal

segunda-feira, 1 de março de 2010

Crónicas da Pedra – Volume 7


Desaparecido em combate? Talvez. Mas isso é só porque a inspiração que serve estas crónicas vem principalmente do mal estar perante a cena underground (metal e não só….).
Portanto os factos que eu vou relatar hoje são um acumular de situações perante o que eu tenho assistido in loco em diversos concertos, fóruns, conversas e muitas outras situações.


Facto 1:

A maioria das pessoas julga-se demasiado boa para ir a concertos de bandas desconhecidas delas mesmas; bastava meter os pés em quase todos os concertos em que eu tenho estado na zona centro para perceber isso. Quando eu vejo uma banda como The Guv, com um potente som stoner / doom, que tanto soa a sunn0))), como Isis, como a Electric Wizard a tocar para menos de 20 pessoas e perceber que as pessoas não se querem sujeitar à simples descoberta de talento, fico um pouco decepcionado. Visito blogues de musica alternativa e vejo que eles pregam para os peixes; Frequento fóruns de musica e vejo que muita gente manda lixar toda a musica, menos uma cena obscura que segue religiosamente e que louva como sendo a melhor coisa que inventaram desde que os Dadaístas pregaram a loucura artística.


Facto 2:

A maioria das pessoas é demasiado arrogante para combater os seus preconceitos; basta ver como os blackmetallers tratam o power metal, como os thrashers tratam a malta do doom, como a malta do drone abomina a musica pop, como os puristas do noise tratam o metal, etc etc, ad aeternum, ad nauseam. Mas será que musica, mais ou menos estruturada, mais ou menos audível, mais ou menos esquisita deixa de ser musica só porque não a apreciamos?


Facto 3:

Esquecendo um pouco o facto de estar a fazer um bocado de publicidade a mim mesmo, ando a trabalhar à coisa de um ano no meu álbum de estreia. Sabendo o que sei, vai passar despercebido, dado que são editados mais de 10.000 álbuns por ano (isto em editoras normais, fora as netlabels e edições de autor). Ora, tal como eu, milhares de outros músicos vão gravar obras que nunca vão passar o estatuto de desconhecidas, independentemente da qualidade, pura e simplesmente porque é impossível conseguir ouvir-se tanta musica!


Conclusões:

Excesso de oferta? Falta de qualidade? Desconhecimento puro e duro? Qual é a razão que nos impede de usufruirmos da musica que hoje em dia nos tomou avassaladoramente de assalto?
Será que já só é bom o que se fazia “antigamente?
Mistérios da fé…

Conselho de escuta:
Veins Iced Over – The Awakening
(vejam a critica que fiz a estes maganos :P )

Sem comentários: