Pedra de Metal

terça-feira, 12 de maio de 2009

"Sons Do Sotão"


DESIRE – Infinity… A Timeless Journey Through An Emotional Dream

Começaram por se chamar “Pudrid Cadaver”, depois “Encarnated” e finalmente Desire. Estávamos no início da década de 90 quando os Desire implantaram, em Portugal, o Death/Doom-metal e desde aí até hoje se mantiveram fieis ao seu estilo. Em 1996 nasce, finalmente e pelas mãos da portuguesa Skyfall Records, o primeiro álbum, o conceitualíssimo “Infinity… A Timeless Journey Through An Emotional Dream”. Este trabalho, para mim, é considerado o melhor álbum de doom-metal jamais feito em Portugal, uma verdadeira obra-prima cheia de melancolia, musicalmente e liricamente brilhante.

“Infinity…” é muito mais que um simples álbum, é uma visão metafórica do que está para além da morte, descrita sob a forma de uma história relacionada com um “eu” que morre e cuja alma embarca num sonho. Para alem desse “eu” existem outras duas personagens, um corvo (símbolo da imortalidade) e uma suposta “lady in black” que, mais tarde, se transforma numa sereia e se envolve com este “eu” num ambiente romântico. É inevitável, passar-nos ao lado a comparação da lírica deste trabalho com os estilos literários pré-romantismo e romantismo, assim como a poetas como Manuel Maria Barbosa du Bocage e a Fernando Pessoa com um poema que se encontra na contracapa do livreto. Os Desire são excelentes músicos e conseguem prova-lo com o rigor musical apresentado neste álbum, as musicas são longas, tal como manda a regra, mas longe de serem cansativas, têm mais que um andamento e preenchidas com atmosferas fúnebres, envolventes e ricas em obscuridade, de tal forma que o próprio ouvinte se sente dentro da mesma viagem de que nos fala o álbum. Não quero deixar, também, de mencionar dois dos sete belos temas que compõe este trabalho, “A Ride In A Dream Crow” e “In Delight With The Mermaid” um pequeno grande instrumental de guitarras acústicas e teclado que despedaça qualquer coração.

Quero assim concluir dizendo que, mesmo sendo o primeiro álbum demonstram uma grande maturidade e talento fora do normal. Experimentem ouvir.

4 comentários:

Marco disse...

Este album ainda é uma das coisas mais fantasticas que sairam da lusitana casta de metal! belo tesourinho que foi desenterrado!

Absiin disse...

desire é lindoooo! obrg pelo post :D

Paulo Eiras disse...

Uma analise justa e mais que merecida. Grande Post

Anónimo disse...

Saudações a todos!

O nosso profundo agradecimento ao 'Blog' pelo honroso destaque aqui efectuado ao nosso primeiro disco. É imensamente gratificante para a banda, saber que passados 13 anos após a edição do mesmo, continua a ser uma peça importante, de referência e marcante no Metal, assim como em muitas almas e seguidores que tanto se têem manifestado ao longo do tempo, extriorizando a sua admiração e respeito pela banda. Muito obrigado a todos.

Gostaria ainda de aproveitar a oportunidade, para esclarecer os mais interessados, que efectivamente a génese de D E S I R E deu-se com Putrid Cadaver, mas rápidamente se metamorfizou em Incarnated, e foi sob esta designação que começaram a nascer as primeiras obras, por essa razão o nome Putrid Cadaver foi completamente 'banido' da bio da banda. Mais tarde, em Setembro'94, Incarnated dá lugar ao nome de D E S I R E, isto porque foi de tal forma a necessidade interior e artística de o fazer, que sem dúvida este nome reflectia e reflecte na perfeição toda ambiência e conceito da banda caracterizada pela angustiante negritude trágico-romântica...
Antes de terminar e não querendo alongar-me muito mais, a primeira obra de Doom na sua verdadeira acepção a nascer em Portugal não foi o nosso disco 'Infinity...' mas sim a promo-track lançada em Outubro'93, intitulada 'Death Blessed By A God' que nos valeu o primeiro lugar em muitos top's nacionais de Metal na altura como o 'Metal Radical', entre outros...

D E S I R E para nós, é muito mais que música e arte, é uma forma de estar e sentir... é um Culto...

Obrigado a todos e um grande BEM-HAJAM!

Corvus (Tear).

www.myspace.com/desireband

"Death Blessed By A God" - promo-track'93
"Desire" - Advance-Tape'95
"Infinity... A Timeless Journey Through An Emotional Dream" - CD'96
"Pentacrow" - MCD'98
"Locus Horrendus - The Night Cries Of A Sullen Soul..." - CD'02
"CrowcifiX" - EP'09