Pedra de Metal

domingo, 12 de agosto de 2012

1º DIA DO FESTIVAL VAGOS OPEN AIR 2012 ( 03-08-2012)

Dia 3 de Agosto de 2012, deu lugar ao primeiro dia da 4º edição do famoso Vagos Open Air.
Para quem já acompanha este festival desde 2009, reparei que evoluiram significativamente em todos os aspectos, desde a segurança, que este ano foram mais civilizados, desde o piso que não teve tanto pó, notei uma melhor organização.


A banda de abertura deste primeiro dia, deu lugar aos lisboetas Disaffected. Este quinteto mostra-nos o seu progressive death metal. Banda fundada nos anos 90, lançaram o seu recente trabalho "Rebirth" em Maio deste ano pela Massacre Records.
.



 A sua atuação digamos que foi estranha e confusa, houve momentos em que parecia que estavam a tocar desordenadamente.


O público ouviu tema tais como,"Our Will", "Hipnotic Prophecy",  e o tema que dá o nome ao album  "Rebirth" , "Vast" e fecharam a sua meia hora de atuação com o tema "1460 Steps to Divine".
Os fãs de Disaffected podem pesquisar mais informações através do link: http://www.facebook.com/disaffectedmetal.



 Chegou a hora de entrarem em palco os nossos " vizinhos", os Northland, com o seu death metal sempre a abrir que provocou no publico uma boa reacção, uma boa recepção.
Houve um problema tecnico no tema " Where the heroes die" em que o microfone do vocalista não tinha som, mas o problema foi logo resolvido e também não foi impedimento de continuarem a agradar o publico português.


Esta banda  até á data só tem um album editado denominado " Where the heroes die", lançado em 2010, mas pelo que sei  estão a finalizar o próximo registo pela editora Black Bards.
Depois do problema de som ultrapassado, os espanhois apresentaram o tema "Whispers in the Wind" criticando os politicos e do governo.



A banda manteve a chama acesa, deixando o publico euforico com os dois ultimos temas " Immortal forest song" e " Revenge". Tenho de salientar que a presença do violino deram animo e melodia aos temas.
O publico aderiu bastante a esta banda que merece todos os meritos pelo concerto que deram.
www.myspace.com/northlandmetal



No intervalo das bandas, havia membros das outras bandas no recinto, principalmente o vocalista da banda Eluveitie que tocava o seu instrumento para os seus fãs, virava-me para o outro lado e via os Northland a falar e a beber com os seus fãs. Isso é muito positivo, podermos ter acesso a falar com as bandas.

 Os suiços Eluveitie abriram o concerto com o tema "Prologue" e " Helvetios", em que mais uma vez o publico estava "embalado" e com garra.


 O Chrigel (vocalista) elogiou o facto de estar de volta ao nosso país e ás mulheres por serem muito " hot" e sem duvida pela cultura que temos.




Tocaram grandes temas como "Luxtos" , " Neverland", " A rose for Epona" , " Inis mona", mas o vocalista achou que o publico estava um pouco parado e começou a picar para ver se o publico reagiu e o resultado foi positivo, nos temas seguinte já estavam mais energeticos , fazendo  até mesmo  mosh nos seguintes temas "Alesia" , " The Uprising" , "Kingdom come undone" e para finalizar  o grande concerto tocaram "Havoc".
Grande concerto, não se esperava outra coisa.
www.myspace.com/eluveitie


 Do Folk passamos para o extreme metal com os Enslaved que já estiveram cá em Portugal, e pelos vistos gostaram e que não se importavam  de vir tocar mais vezes.





Banda de poucas falas em palco mas com muita atitude e profissionalismo e é isso que importa.
Deram um grande espectaculo com temas  tais como, " Ethica Odini", "Raidho", " Return to Yggdrasil", tocaram também uma cover de Led Zepplin "Immigrant song".




.A banda deixou o palco com e os fãs com o tema " Isa", palavras para  quê?? BRUTAAAAAALLLL
http://www.facebook.com/enslaved


 Arcturus, com o seu estilo progressive metal, foi a banda que desiludiu os fãs e também os que não conheciam.
A voz de Simen soava a desafinada, misturada com gritos histericos, parecia algo desconexo.


 O concerto foi composto por temas " Ad absurdum", " Deception Genesis" e " Shipwrecked fronter Pioneer".
Dito por fãs da banda que foi pura desilusão.
http://www.facebook.com/arcturusnorway


 A banda mais esperada da noite e estreia em Portugal, os At the Gates, tocam death metal melodico.
Começaram o espectaculo com o tema " Slaughter of the soul" e o publico  delirou e até cantavam as musicas, foram muito bem recebidos pelo povo português.
"Cold" , " Windows" , " The burning darkness" , " Suicide Nation" foram alguns dos muitos temas que encantaram o publico.


No intervalo das musicas so se ouvia o pessoal a gritar " PORTUGAL".
Prosseguiram com o tema " Nausea" , "Need", " Blinded by Fear", com muita pena tocaram a última musica " Kingdom gone", Sabia que não iam desiludir os fãs.
http://www.myspace.com/atthegatesband

  Depois dos At the Gates (sexta banda), a Prime Artists colocou no cartaz uma banda extra, os suiços Nasum com o seu genero musical death/grindcore/metal.



Esta banda tem uma história, separaram-se depois da morte  bruta do guitarrista no tsunami em 2004, e reuniram-se para fazerem uma unica tour em comemoração do 20º aniversario se o guitarrista estivesse vivo. e vieram comemorar e despedir-se ao mesmo tempo no festival Vagos Open Air, o que é uma "honra".
Muitas das pessoas estavam lá para ver Nasum, pois para além de serem fãs de grindcore, concretizaram o seu sonho/ realidade.


Nesta unica atuação tocaram temas como: "Scoop", " Relics", " Bullshit", " i see lies" e por ultimo " Inhale/ Exhale".
Digamos que foi uma despedida em estilo.
http://www.nasum.com.

Sem comentários: