Pedra de Metal

terça-feira, 24 de maio de 2011

ENTREVISTA - Hyubris



São uma das grandes referências em Portugal e resultou da amizade, ainda hoje preservada, de seis pessoas que nunca dependeram de editoras para mostrar o seu talento, o resultado até agora obtido tem dois nomes: HYUBRIS e FORJA, esperamos que muitos mais nomes terão ao longo da sua carreira. Durante a entrevista, Panda(baixista) certificou-nos que a banda é devota do ditado “Quem corre por gosto não cansa”, disse também que a banda já está a traçar caminho para um novo trabalho.

Pedra De Metal - Palavra Hyubris vem do grego Hybris que significa desafio. Como banda, qual ou quais os desafios que, até agora, foram mais difíceis de enfrentar?
Panda – Os Hyubris sempre foram uma banda que se pautou por uma maneira muito própria de estar na música. Fazemos isto pelo amor e prazer pela musica. Nunca tivemos editora, agentes, etc… nenhum de nós vive da musica. Os dois álbuns foram edições de autor, tudo feito por nós. Enquanto tivermos vontade de compor, tocar, transmitir algo às pessoas iremos fazer da mesma maneira, independentemente do que se passa ou não se passa à nossa volta. Esse é o nosso desafio… continuar a trabalhar para fazer mais e melhor musica.

PDM – Que “peça do puzzle” tem sido importante, desde o inicio, para o sucesso que têm hoje?
Panda –
Sem dúvida a amizade e o companheirismo que nos une. Somos todos amigos, sempre tocamos juntos e crescemos juntos… como uma família com dias bons e dias maus… sem duvida é a amizade e o respeito as peças do puzzle.

PDM – Houve alterações, a nível de produção, entre os álbuns Hyubris e Forja? O que melhorou de um para o outro?
Panda –
Sim houve. No HYUBRIS era tudo novidade… no FORJA trabalhamos mais alguns pormenores principalmente na voz. Soam os dois diferentes, em termos de produção, ao ouvires sabes que é de certeza HYUBRIS. O código genético está lá bem vincado. Também demoramos mais tempo no FORJA em termos de produção… ambos foram importantes para nós como pessoas e músicos, aprendemos sempre, mesmo com erros…

PDM – No álbum Hyubris, as musicas foram coloridas de seres mitológicos como fadas e duendes. E em Forja, continua a existir uma ligação com o álbum anterior ou está centrado noutro universo?
Panda – Continua a haver uma ligação com esse mundo que falaste. Penso que ainda mais vincada nas letras e na sonoridade.

PDM – O feedback que Forja está a causar com a sua comercialização corresponde aos objectivos pretendidos?
Panda – Penso que esperávamos mais. Isto não quer dizer que tenhamos ficado desiludidos. Continuamos a vender o álbum FORJA mesmo passado dois anos do lançamento, é positivo. Em todos os concertos vendemos cd’s… nem que seja um!!!!! Para o estrangeiro também enviamos alguns que fãs nos pediram… isso deixa-nos agradecidos e orgulhosos!!! México, Brasil, Polónia, França, Itália, USA, e o mais estranho… Japão.

PDM – E o álbum Hyubris ainda continua a circular no mercado?
Panda –
O álbum HYUBRIS já não circula no mercado. As duas mil unidades voaram… já nos têm pedido o álbum varias vezes, mas não tivemos ainda possibilidades de uma terceira edição.

PDM – O verdadeiro espectáculo dos Hyubris, tal como sempre o imaginaram, já foi posto em palco ou ainda está fora das vossas possibilidades?
Panda –
Ainda não o fizemos (risos)… por falta de diponibilidades como disseste, mas também porque ainda não o idealizamos… quem sabe no terceiro álbum…

PDM – Para finalizar, gostaria que deixassem uma mensagem para os valiosos leitores do nosso espaço.
Panda –
Estamos a compôr um terceiro álbum, já temos vários temas compostos e muitas ideias para temas. O que podemos garantir é que não iremos desistir desse sonho e desse DESAFIO… Abraço a todos os leitores do Pedra de Metal.

Sem comentários: