Pedra de Metal

terça-feira, 30 de novembro de 2010

PEDRAGULHO - In Peccatum "MDLXIII"


Os In Peccatum descrevem este último EP como a marca de “uma nova fase” para a banda. Algo que se nota a vários níveis, afinal de contas este é o primeiro lançamento da banda com a mais recente (e completa) formação. Foi gravado nos GlobalPoint Studios em Ponta Delgada, mais uma prova de que as boas produções podem vir essencialmente de qualquer região.



MDLXIII é um EP deveras completo na sua composição. Tendo finalmente atingido uma formação completa e estável, os açorianos In Peccatum trazem-nos um trabalho cheio de alma e de uma composição impressionante. Trata-se de um trabalho conceptual, como aliás já tinha sido "Antília", inspirado por um tema cultural açoriano.

Neste caso a inspiração surgiu como uma coluna de fogo, e foi a erupção vulcânica de 1563 - também conhecida como a erupção cinzeiro - na Lagoa do Fogo em São Miguel. Na verdade, certas fontes apontam a existência de duas erupções simultâneas na mesma ilha, devido às características específicas de cada uma das erupções.

A banda tenta captar neste trabalho os sentimentos das populações; que na altura se sentiram impotentes e ao mesmo tempo estupefactas com aquilo que presenciavam. Foram usados excertos da obra “Saudades da Terra” do historiador do séc.16 Gaspar Frutuoso, o qual esteve presente durante a calamidade, adicionando assim a este EP a profundidade de uma testemunha do evento que tentam recriar.

O EP arranca lentamente com a intro All I Am Is Fear seguida de (Our Last) Heartbeat. Notamos a este ponto que os teclados dos In Peccatum não são substituição para bom trabalho de guitarra, pois ela está lá. A voz de António é gutural mas a produção torna-a bastante audível até para quem normalmente se assusta só com a ideia.

Aduro Letifer é quase inteiramente acústica na sua génese, e penso que há algo de muito “nosso” presente na composição desta faixa, e não só a voz feminina em português. Difusas Sombras é sem dúvida um dos pontos mais altos de “MDLXIII”. O português é mais uma vez a linguagem escolhida, mas é a variedade instrumental que realmente faz o destaque.



A faixa Tão Tenebrosas…As Cinzas serve como uma passagem para From An Ashery Flower, a última música longa do EP, e na minha opinião mais um destaque, desta vez em inglês mas continuando a transmitir os mesmos conceitos tão eficazmente como antes. A faixa acústica So Shall We Wither fecha o lançamento não fazendo uso de vozes ou ambientes sonoros.

António Neves admitiu ao Pedra de Metal que os In Peccatum assumem influências de música erudita e este EP demonstra isso. Por outro lado é óptimo que as guitarras sejam tão bem trabalhadas, e que os teclados não sirvam como uma desculpa para dispensar solos. No geral penso que é um lançamento com todo o potencial para espectáculos ao vivo, um EP que soa quase a um álbum inteiro, e que deixa acesa a curiosidade sobre o que se seguirá.

In Peccatum (Ponta Delgada, Açores) - Goth/Doom Metal

Site Oficial
Metal Archives
Spirit of Metal
Myspace
Wikipedia

Sem comentários: