Pedra de Metal

terça-feira, 8 de junho de 2010

ENTREVISTA - Ashes


Os Ashes, são mais um exemplo entre muitos outros talentos escondidos no nosso país. Escusado será dizer que não passaram despercebidos ao Pedra de Metal, pois é, estivemos em conversa com eles. Espero que gostem do que eles têm para vos contar.


Pedra De Metal – Como surgiu este projecto e quem o fundou?
Ashes -
Este projecto teve o seu início há pouco mais de 10 anos, se bem que nessa altura Ashes era apenas um bando de putos que queria tocar. Dessa altura, só restam Pedro Caldeira e Eduardo Serraventoso, se bem que o Ricardo Neto já nos acompanha quase desde essa altura. A banda, como é conhecida actualmente, surgiu já em 2004/2005, quando Marco Rosa e David Pais entraram para a banda (mais tarde João Cardoso) em que houve uma mudança na forma de trabalhar e tocar.

PDM – Os Ashes são uma banda composta por seis elementos, com todos a viverem longe uns dos outros. Como grupo de trabalho, utilizam algum método específico para superar o factor distância?
Ashes -
Muita paciência (Risos)! Tentamos rentabilizar ao máximo os ensaios, aproveitamos até o facto de um instrumento não estar presente para nos dedicarmos mais a outro, durante a semana trocamos ideias e gravações pela Internet, e cá vamos andando…Por vezes, também levamos para os ensaios ideias que vamos compondo em casa e tentamos conciliá-las.

PDM – Como caracterizam a sonoridade que praticam?
Ashes
- Assim um rock/grunge/metal/alternativo/experimental/ambiental/progressivo (melhor não conseguimos). É difícil classificar a nossa sonoridade. Qualquer elemento da banda ouve mil e um sons e conseguimos chegar a este som resultante das nossas influências e aprendizagens como músicos. Como todos temos influências bem díspares, acaba por sair uma saudável caldeirada musical (risos), uma vez que tentamos sempre encontrar o ponto de equilíbrio dentro das diversas influências de cada um.

PDM – Para quem não sabe, os Ashes têm um violinista, algo pouco usual numa banda de metal. É fácil pôr um violino a fazer frente à distorção das guitarras?
Ashes -
Existem inúmeras bandas de metal que usam cordas. Hoje em dia, experimenta-se muito usando todo o tipo de instrumentos, fazendo com que os chamados estilos musicais sejam cada vez mais difíceis de definir. Também não usamos o violino só como instrumento solo, muitas vezes é rítmico, como se fosse uma terceira guitarra ou uma segunda voz, por isso em vez de fazer frente às guitarras, faz-lhes companhia (risos). Por vezes, é no violino que está a melodia principal dos temas.
No entanto, achamos que o termo "Metal" é um pouco limitado sobre aquilo que fazemos, até porque nem somos assim tão pesados…temos os nossos momentos!
Nós não somos uma banda de metal. Somos os Ashes (risos)!

PDM – Sei que têm ganho alguns concursos de bandas, um deles nas Caldas da Rainha onde tive o privilégio de conhecer não só a vossa sonoridade como também a própria banda pessoalmente. Pretendem continuar a participar neste tipo de evento ou passaram a se debruçar mais no conceito de concerto propriamente dito?
Ashes -
Não dizemos que não a participar em qualquer bom evento, mas actualmente já passámos um pouco a fase dos concursos (que nos tem corrido bem, é verdade) pois, por mais apelativos que sejam, por vezes perdem a sua piada, porque vemos várias bandas - algumas das quais somos amigos - a competir, o que cria uma certa tensão no convívio das mesmas. É um pouco injusto e também ingrato termos de competir seja sobre o que for em concursos, principalmente quando as bandas são muito diferentes entre si. Nesta “fase do campeonato”, servem mais para auto-valorização da banda, isto porque, de certa forma somos avaliados pelo trabalho que fazemos, umas vezes da melhor forma, outras nem tanto. Mas por vezes temos a sorte de apanhar júris competentes e que fazem parte do mundo da música, e assim conseguimos ter uma percepção mais real do nosso trabalho, uma vez que a avaliação é feita de forma coerente e construtiva. Mas sem dúvida que o nosso interesse neste momento é levar a nossa música ao máximo de público possível e variado. Queremos investir mais directamente em concertos com outras bandas, integrados em festivais ou até mesmo em nome próprio, porque os palcos são o que realmente interessa para manter uma banda viva.



PDM – Em relação ao vosso próximo trabalho, já me chegou ao ouvido que estão a gravar um álbum. Quando é que estará no mercado?
Ashes -
Vamos lá ver se é este Verão! Mas possivelmente só depois...no Outono...o Outono é lindo! Na pior das hipóteses, chegará perto do Natal! Portanto já podem ter em consideração uma prenda para quem possa gostar da nossa sonoridade...(Risos)
Numa perspectiva mais optimista estará pronto para finais de Agosto, assim esperamos. As gravações estão a correr bem e nas calmas. Queremos realmente que o álbum fique bom em todos os sentidos, e responder positivamente às nossas expectativas, assim como às expectativas do público.

PDM – E concertos? Como é que está a vossa agenda?
Ashes -
Actualmente, não temos muitos porque estamos mais concentrados no estúdio, o que nos ocupa muito tempo. Mas estamos sempre prontos para tocar ao vivo. Temos concertos no Entroncamento dia 19 de Junho e nas festas de Abrantes dia 10 de Junho.


PDM – Pedia-vos agora, para terminarmos esta entrevista, uma mensagem dos Ashes para os leitores da Pedra de Metal.
Ashes -
Apareçam nos nossos concertos! Nada nos dá maior prazer do que tocar e damos o máximo em cima do palco, por isso temos fé que vocês também passem um bom bocado. Não deixem de apoiar as nossas bandas, a música nacional, bem como este tipo de iniciativas, que dão voz a muitas bandas que nem sempre têm grandes oportunidades. Portanto, é de louvar o blogue Pedra de Metal que se preocupa com o som de qualidade que se faz em Portugal, mas que ainda não “vingaram” no panorama musical.
Obrigado pela oportunidade!
Fiquem bem!

Sem comentários: