Pedra de Metal

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Crónicas da Pedra – Volume 8

Pete Steele

(1962 – 2010)
Foi em 1999 que eu, já tardiamente, me agarrei a Type O Negative. Comecei pelo álbum mais negro da sua discografia – “World Coming Down” – precisamente na altura em que tinha falecido o meu avô materno, amigo de infância, mais que avô, um companheiro de vida até então. As similaridades entre as letras desse álbum e o que senti na altura fizeram com que eu ficasse para sempre ligado a esse álbum em particular.

Claro que depois eu descobri o que havia para trás e a trindade “Slow, Deep And Hard”, “Bloody Kisses” e “October Rust” fizeram-me perceber que o universo dos Type O Negative era mais do que um negrume triste, a cair para o cinzentão – era sarcástico, humorístico e muito cativante. O agora malogrado Peter Steele era não só dono de um língua afiada que não escolhia alvos em particular (mas toda a humanidade em geral) mas de uma voz fantástica que fazia suas velhas musicas dos anos 60 e 70 e as transformava em hinos de metal gótico, no qual muitos beberam durante a febre do metal gótico do final dos anos ’90 – basta olhar para bandas como Moonspell, 69 Eyes, HIM, Tiamat, Evereve et al para ver que há mais do que apenas uma solene influência dos T.O.N. nas gargantas de todos eles (o exemplo Moonspell logo à cabeça não é inocente, dado que as bandas partilham uma relação de grande amizade, nada escondida dos dois lados).

Apesar de morto, não vou começar com a treta de chamar génio ao Pete Steele – ele ia odiar e gozar comigo se eu o fizesse! Digo apenas que deve escutar de novo o seu legado, desde os brutais Carnivore, conhecidos por se apresentarem em palco e sessões fotográficas com peles de animais a decorarem equipamentos de hóquei e por serem uma das bandas seminais do thrash/core mais violento, até aos Type O Negative, com toda a sumptuosidade com que sempre se apresentaram, na sua negra loucura, cheia de sinceridade.

E como qualquer boa elegia fúnebre tem de ter um momento para sorrir., fiquem sabendo que Pete Steele chegou a posar para a revista Playgirl, numa ousada produção fotográfica. Após a edição da mesma e para seu horror, e logo ele que sempre se assumiu como homofóbico, foi informado pelo teclista dos T.O.N., Josh Silver, que apenas 30% dos assinantes da Playgirl eram mulheres.
Upssss :)

RIP Pete - may you finally go meet your loved ones.

Sem comentários: