Pedra de Metal

terça-feira, 5 de junho de 2012

PEDRAGULHO - Borknagar "Urd"


"URD" é o novo álbum da banda norueguesa Borknagar gravado na Suécia, nos Fascination Street Studios e lançado em Março deste ano pelas mãos da Century Media Records.

Este disco tem um som massivo e totalmente moderno que combina toda a história musical da banda, sem no entanto se restrigir a ela. "URD"  é a extensão do som de marca dos Borknagar. E todos nós confirmamos que eles são reis dentro do Black Metal Progressivo.

Desde sempre sabemos que esta banda tem um som característico... uma combinação de emoção com vozes limpas e outras bem agressivas. Também as suas letras saem um pouco dos temas predominantes deste estilo musical. Os Borknagar escrevem sobre Paganismo, Filosofia e até mesmo Astrofísica... em vez de se preocuparem com temas do Inferno, preferem a Galáxia.

"URD" é um álbum  muito rico! Ora vejamos:

Começamos com "Epochalypse", um tema de natureza bastante progressiva, não só pelas múltiplas mudanças de tempo, mas também pelos brilhantes arranjos das guitarras.
As linhas de voz em temas como “The Beauty of Dead Cities”, “Frostrite” e “The Winter Eclipse” mostram o vasto território que a banda consegue cobrir através de tão talentosos vocalistas!
Em "Roots" encontramos um solo de guitarra fenomenal; em "The Earthling" os gritos clássicos a que os Borknagar nos habituaram e na música "Mount Regency" uma bateria explosiva!
A meio do álbum está "The Plains Of Memories", um tema instrumental, que é uma verdadeira obra prima. Consegue transportar-nos para outro mundo.
A meu ver, o ponto fraco do disco é o tema "In A Deeper World"... se não existisse, não sentíamos a sua falta!

Destaca-se um dos temas bonus deste disco, o cover de Metallica "My Friend Misery", que foi revestido com um som mais sinfónico e permitam-me dizer que é uma versão que faz frente ao original!!!

"URD" tem uma produção brilhante e uma composição extremamente dinâmica... mas fiquei rendida mesmo às vozes!!!! A forma como as diversas vozes se entrosam dão uma energia estonteante ao disco e faz deste um dos melhores, senão mesmo o melhor álbum de Borknagar, marcado pelo regresso de ICS Vortex ao colectivo norueguês.


TrackList de "URD":

1. Epochalypse
2. Roots
3. The Beauty Of Dead Cities
4. The Earthling
5. The Plains Of Memories
6. Mount Regency
7. Frostrite
8. The Winter Eclipse
9. In A Deeper World


10. Age of Creation (Bonus Track)
11. My Friend Misery (Bonus Track)



Borknagar (membros):

Øystein Garnes Brun – Guitarra & composição
Andreas «Vintersorg» Hedlund – Voz
Lars «Lazare» Nedland – Teclas & Vozes
Jens F. Ryland – Guitarra
ICS Vortex – Baixo & Voz
Baard Kolstad - Bateria

Sites Oficiais:


Sem comentários: