Pedra de Metal

terça-feira, 20 de março de 2012

LIVE REPORT - Attitude Fest (Mindlock + Switchtense + Seven Stitches + Sortilegiis) - 03-03-2012 @ República da Música


*As minhas desculpas aos Sortilegiis já que quando cheguei já tinham actuado*



Afigurava-se uma noite chuvosa quando chego à República da Música, em Alvalade, devido aos chuviscos que se faziam sentir. Nada que afectasse a noite que se viria a seguir. Entro na República pouco antes dos Seven Stitches começarem a sua actuação. A introdução épica da música “Room” abre as hostilidades. A banda encontra-se a promover o seu primeiro álbum e mais recente lançamento com o sugestivo nome “When the hunter becomes the hunted”. Os Seven Stitches debitaram o seu Thrash/Death Metal de riffs cortantes pontuado por um registo vocal que assume um tom baixo, o que se torna interessante, já que não é um registo muito habitual, fazendo lembrar, por vezes, o estilo que Mark “Barney” Greenway dos Napalm Death adoptou em certos momentos da carreira. Actuação poderosa ao qual não será alheia a experiência em palcos internacionais, como por exemplo, a participação no Wacken Open Air na edição do ano passado. A meio da actuação, Xinês, o baterista dos Switchtense, surge em palco para colaborar nos vocais na música “Ultimate Devastation” reforçando ainda mais a ferocidade da música. “Until you get dry” finaliza a grande actuação da banda de Grândola. Foi um dos últimos concertos da banda, pelo menos, no que se refere a este ano, já que Pica, o vocalista, anunciou a interrupção da actividade a nível de concertos para a banda se concentrar no processo de construção do próximo álbum.


Setlist dos Seven Stitches

1. Room
2. From the Sky
3. Sweet Sound of Decadence
4. Face to Face
5. Ultimate Devastation (com a participação de Xinês, baterista dos Switchtense)
6. Until You Get Dry


Os Switchtense começam a sua actuação de forma devastadora com “Second Life” dando lugar a uma actuação muito intensa e enérgica. A banda encontra-se desde o ano passado a promover o seu mais recente longa duração e segundo álbum da carreira “Switchtense”. A “State of Resignation” é dedicada, pelo vocalista da banda, Hugo Andrade, de forma bem-humorada, a Cavaco Silva, essa figura "eterna" da política portuguesa. Na música “The Legacy of Hate” dá-se a entrada de Pica, vocalista dos Seven Stitches, reforçando os vocais e desta forma, “saldava a dívida” para com Xinês, baterista dos Switchtense. Grande concerto demonstrando também a elevada experiência a nível de palco tanto a nível interno como a nível internacional que a banda tem. “Infected blood” finaliza a excelente actuação.


Setlist dos Switchtense

1. Second Life
2. Face Off
3. Into the Words of Chaos
4. Unbreakable
5. State of Resignation
6. Concrete Walls
7. The Legacy of Hate (com a participação de Pica, vocalista dos Seven Stitches)
8. This is Only the Beginning
9. Infected Blood


Os Mindlock entram em força com “Firekiss”. Ao longo da actuação nota-se que o colectivo de Faro tem largos anos de experiência, mais concretamente, desde os anos 90, nestas lides, pelo entrosamento e à vontade demonstrado em palco. A personificação de uma certa angústia e desespero na interpretação de certas músicas por parte do vocalista, Carlos V., é impressionante. Continuam a promover o álbum “Enemy of Silence” de 2010. Desta feita aproveitaram esta actuação para estrear ao vivo uma nova música, “Hellusion”. Na última música do concerto, “(U)Mans”, sobem ao palco dois elementos da audiência, no que parece ter sido uma atitude completamente espontânea e estimulada até pela banda, para se juntarem a esta com a particularidade do elemento mais novo ter a oportunidade de tocar a guitarra de Francisco Aragão, na parte final da música dando ao concerto e a esta noite de festa um final apoteótico e bem merecido.



Setlist dos Mindlock

1. Firekiss
2. Stubborn by Nature
3. Blockage
4. Demons
5. Alcohol Ecstasy
6. Sing like you were dead
7. Hellusion
8. Beneath the underground
9. I am war
10. Manifesto

encore:

11. Unleashed
12. (U)Mans



A noite prosseguiu com o DJ António Freitas ajudando os presentes a recuperarem da "ressaca" deste grande festival.

Uma noite memorável onde se destacou o grande espírito de camaradagem entre as bandas e um óptimo ambiente vivido. Mais uma prova (entre muitas outras) de que as bandas portuguesas estão ao nível do que melhor se faz no Mundo neste estilo musical. A repetir...

Sem comentários: