Pedra de Metal

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ENTREVISTA - R.D.B.


Meteram mãos à “Obra” para, em 2011, lançarem o seu primeiro longa-duração, “Obra ó Diabo!!!”. Com distribuição em vários pontos do globo, este álbum é um retrato da rebeldia vivida pelos elementos durante a sua adolescência, um espírito que, entre eles, ficou entranhado até aos dias de hoje. E é com esse mesmo espírito de meninos rebeldes e bem humorados, que, actualmente, os Raw Decimating Brutality, se identificam.

Pedra de Metal – Todos os títulos dos temas, assim como a própria capa e o nome do álbum, estão todos relacionados com a construção civil. Este álbum, por ser o primeiro da vossa carreira, era uma “obra” já muito aguardada pela banda?
RDB -
O álbum era esperado já há algum tempo, porém, apressar as coisas nunca é boa política. Este é o nosso primeiro álbum e no entanto já contamos com um número considerável de lançamentos, o que não é de todo terrível considerando que moramos todos em cidades diferentes... e pois claro...a nossa natureza punk não nos deixa muito disciplinados...

P.M. – Podem nos explicar melhor o sentido que dão à dedicatória escrita no livrete?
RDB -
Nos finais dos anos 80 e princípios dos anos 90 as obras eram o nosso principal playground!!! E como devem imaginar fomos muito felizes a destruir e partir um monte de coisas!!!! RDB é uma banda humorística e compor um álbum baseado em acontecimentos verídicos, quase surreais, torna tudo muito mais apetecível!!!

P.M. – E agora que o álbum já está no mercado e que também é importante aumentar a sua promoção, vamos passar a ter uns RDB ainda mais activos em palco?
RDB - Claro que sim! Desde o lançamento do álbum já demos bastantes concertos, principalmente no norte do país, algumas datas em Espanha e uma em França!!! Neste momento já temos algumas datas para o sul e centro de Portugal!!! E sendo RDB uma banda que adora tocar ao vivo o nosso interesse é rodar o máximo possível!!!

P.M. – Para além do nosso país, “Obra Ó Diabo!!!” tem distribuição na Austrália, Holanda, Estados Unidos e Espanha. Não apostaram também na Europa Central em países como a República Checa e Polónia que têm bastantes apreciadores deste estilo?
RDB -
Esses são os países que têm distribuição oficial do disco porque as editoras, Vomit Your Shirt, Grindhead, Hecatomb e HellStore participaram directamente no lançamento do álbum!!! Nesta altura do campeonato podemos dizer que a VYS já colocou o disco a distribuir um pouco por todo mundo desde Alemanha, República Checa, Japão, Polónia, Brasil, México, Colômbia etc etc etc!!!

P. M. – O álbum apresenta-se com dois temas ao vivo como bónus. Foi um modo de agradecimento ao baterista Hugo Ramone ou teve outro significado?
RDB - Um tema é ao vivo; o outro faz parte de uma compilação da Porcupine Productions. O “Estrume à Bruta” serve para mostrar a nossa sonoridade num ambiente mais espontâneo, como tocar ao vivo, algo que todos nos gostamos de ver noutras bandas. O tema “Callhau no Quintal” só fazia parte de uma colectânea e, sendo assim, achámos que seria um forte reforço para o nosso álbum. O facto de terem sido as duas músicas gravadas com o Hugo Ramone, é também um grande motivo de orgulho da nossa parte, ele é um grande amigo nosso!

P.M. – No livrete não se encontra a parte lírica dos temas exposta, é uma forma de criar um certo mistério, tendo em conta que a parte vocal não é perceptível?
RDB - Parte lírica? Qual parte lírica? RDB lida somente com uma descarga crua de energia! Letras só iriam complicar as coisas, no entanto, de vez em quando, os refrões são perceptíveis. Tudo o resto são grunhidos do fundo do inferno! Fuck!

P.M. – Já foram publicados, algumas vezes no Pedra de Metal, cartazes de eventos na onda do grindcore no estrangeiro onde os RDB também estavam presentes. Estão se a tornar mais frequentes este tipo de convites?
RDB - Sim! Este ano já fomos algumas vezes lá fora tocar, para a próxima estação temos um concerto agendado em Barcelona e Madrid, há também fortes perspectivas de tocar em França. Claro que queremos é encher os palcos do resto da Europa de Cimento!

P.M. – E agora gostaria que deixassem uma mensagem para todos os leitores da Pedra de Metal.
RDB - Para os leitores do vosso blog que gostam de Grindcore esperamos que gostem do novo trabalho e pronto, a gente vê-se num concerto por aí!!! Para os que não gostam, podem ligar a betoneira, pôr a cabeça lá dentro e ver o que acontece!!!
Abreijos!!!

Sem comentários: