Pedra de Metal

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ENTREVISTA - Equaleft


Os Equaleft são certamente das bandas mais importantes da cena progressiva do Porto, mesmo que por vezes não obtenham da cena nacional a atenção que merecem. Na sequência de um excelente concerto no Hard Club, fui por-me à conversa com Miguel "Inglês", vocalista e frontman da banda, para melhor dar a conhecer este quinteto à audiência do Pedras.

PdM – São uma banda progressiva e dada a conceitos complexos. Há algum significado especial no nome Equaleft?

Miguel - Quando pensamos no nome, queria-mos algo que não se ficasse colado a algum género musical.
e como tal "Equal" soava bem e decidimos anexar o "Left" .Foi de uma forma prática e descontraída chegamos ao nome Equaleft.



PdM – Têm disponíveis neste momento uma demo e um EP cujos nomes se complementam. Será caso para dizer que se tratam de duas partes da mesma obra?

Miguel - Exactamente, quando lançamos a demo "As the irony preVails..." já tinha-mos consciência que iríamos completar com o EP. pelo menos eu a nível lírico.

PdM – Como é possível adquirir estes lançamentos?

Miguel - A Demo "As the irony preVails..."2008 está disponível para Download no nosso Myspace e Facebook e quanto ao EP, poderão enviar para o nosso mail nome e morada, enviamos à cobrança, sem qualquer custo de portes ou também em concertos ou no Bandcamp.



PdM – Já deram concertos marcantes um pouco por todo o país, quais diriam que foram os mais marcantes? É Difícil, pois temos tido a sorte de ter bastantes concertos bem memoráveis.

Miguel - Talvez o do lançamento do nosso EP , no Metalpoint, com os Gates of Hell, Fall of Man e Revolution Within, além de casa cheia foi uma noite em grande.
Houve tudo aquilo que é preciso num concerto e festa, boa música entrega de banda e público, ficará sempre na nossa memória. Quem lá esteve nessa noite sabe que houve festa e da rija.

PdM – Racham o Filipe Afonso com os Gates Of Hell, e não é invulgar ver as duas bandas a tocarem juntas. Diriam que se trata de uma simbiose vantajosa?

Miguel - Sim, pelo menos para nós é vantajosa, estivemos alguns meses sem baixista, mas continuamos sempre a tocar. O Filipe que é Guitarrista nos gAtes of Hell e também nosso amigo, fazia mais que sentido entrar para os Equaleft, visto partilhar os mesmos gosto musicais e também conviver bastante com todos os elementos. Foi uma entrada bastante natural e em nada prejudica uma banda ou outra.



PdM – “À medida que a ironia prevalece… a verdade se desvenda” (substituam pela tradução que acharem adequada, mas convém, para a malta que não se safa com o inglês e os zucas que lêem o Pedras) Qual o significado desta frase?

Miguel - No dia-a-dia andamos tão ocupados que nem reparamos nas coisas que acontecem à nossa volta, Toda essa Ironia que falo é bem real só que está é bem camuflada, mas tudo com o tempo se desvendar.. Verdade essa é das nossas amizades, ambições, frustrações e conquistas, por mais que queiramos esconder algo de bom ou mau,acaba-se sempre por se descobrir e revelar.

PdM – Porque se denominam de “os insurrectos”?

Miguel - Eheh foi um termo que eu conheço desde puto, já a minha avó me chamava isso. Engraçado estarmos na casa dos 30 e sermos uns insurrectos. "Insurrectos" é um termo Calão para crianças traquinas, que não param quietas e que fazem algumas diabruras, ora Equaleft funciona mesmo assim. Não paramos quietos nos concertos, dentro e fora do palco e tentamos ao máximo contagiar o público com essa boa disposição. Pelo menos sentimos que estamos a conseguir isso, já temos bastantes "insurrectos" no público. Hahaah o que é muito bom.



PdM – Parecem já ter alguns temas novos, incluindo False Horizon, cuja primeira actuação tive a honra de gravar para o Sons Subterrâneos. Haverá algum álbum em preparação?

Miguel - Fizemos a estreia desse tema nesse concerto que estiveste a gravar, é bom compor e experimentar ao vivo as músicas que poderão ser gravadas .
Neste momento estamos a compor novos temas, que se tudo correr bem, iremos gravar para o final de 2012.

PdM – Nas palavras do Miguel: “o nosso som é ecléctico”. Que influências misturam afinal os Equaleft?

Miguel - Resumindo, misturamos tudo aquilo de que gostamos mais e sem qualquer preconceito. Usamos a nossa base de sempre os 3 elementos importantes peso, melodia e muito groove.

PdM – No vosso EP participam diversos artistas de diferentes bandas, incluindo um saxofonista. Como se materializaram estas participações? Já reproduziram ao vivo alguma faixa com convidados?

Miguel - Foi de uma forma natural que ao compor as músicas nos lembrássemos de músicos que sendo de outras sonoridades encaixariam muito bem nesses temas. .O Paulo (EAK) e Filipe(WeB) além de amigos são grandes músicos de bandas que somos fãs, por isso para nós foi um prazer a sua participação no EP. Quanto ao João Martins(Lost Gorbachevs) só o conhecemos em finais de 2010, quando vimos um concerto de Lost Gorbachevs e a sua forma de tocar encaixava na perfeição no tema em que participação. Gostamos de desafios e sem dúvida ter estes três convidados no nosso EP. Foi pena não termos tido mais tempo de estúdio para ter mais tempo para explorar mais com os convidados, ia-mos ter um 4º convidado o Luis (Genocide/Lost Gorbachevs), mas a falta de tempo não permitiu, Mas para o álbum penso que será um dos convidados . Até ao momento só o Paulo (EAK) é que participou ao vivo com Equaleft mas esperamos repetir e também ter a presença do João e do Filipe .

PdM – Disponibilizaram recentemente a vossa demo no YouTube. Porquê agora?

Miguel - Em 2008 quando a lançamos, oferecemos nos concertos ao público 800 demos em cd e colocamos mais tarde para Download no Myspace, mas como o youtube é um canal usado por muita gente decidimos que também que lá estar a demo. Só lá estão 3 dos 4 temas, A Cover do Carlos Paião não a colocamos para evitar "contratempos"
Iremos brevemente colocar o EP também para que chegue a mais pessoas...



PdM – E fora este, quais são os “canais” em que vos podemos acompanhar? Que sugestões dariam para quem quiser ficar a conhecer melhor os Equaleft?

Miguel - São estes os canais que podem ter acesso a noticias, músicas, videos etc nossas:

MYSPACE - http://www.myspace.com/equaleft
FACEBOOK - http://www.facebook.com/equaleft
YOUTUBE - http://www.youtube.com/user/EQUALEFTmetal



PdM – E os vossos fãs e seguidores, e que pediriam deles para vos ajudar a crescer?

Miguel - Que continuem a apoiar da forma que nos tem apoiado, cheios de energia e que se divirtam com a nossa música, fazemos música para nós e para eles também.
Sem o público não fazia sentido gravar e dar concertos.



PdM – As vossas actuações são cheias de uma energia incrível e o som que já é cinco estrelas em CD ganha ainda uma maior dimensão. De onde vem a ideia de usar o capacete durante a faixa Invigorate?

Miguel - O Maglor e eu somos fãs de Star Wars como tal ele uma vez trouxe o capacete para o ensaio para a brincadeira . Comentou-se que seria engraçado levar o capacete do Stormtrooper para um concerto e ele levou mesmo .A partir dali usamos sempre na mesma música, que é a Invigorate. Talvez pelo refrão ser épico e imperial, encaixa na perfeição.

PdM – E o que está no (verdadeiro esperemos) horizonte dos Equaleft?

Miguel - Sem dúvida continuar a tocar ao vivo o mais possível e claro um dos objectivos principiais será gravar o álbum e espalhar ao máximo o som dos Equaleft pelo máximo de pessoas e sítios possíveis

Sem comentários: