Pedra de Metal

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

LIVE REPORT – Summer Enslavement 2011 (1º dia)

O Pedra de Metal deslocou-se, na passada sexta-feira dia 2 e sábado 3 de Setembro, até ao Cave Bar na Marinha Grande (na Sede das Figueiras, para ser mais exacto), onde decorreu a terceira edição do “Summer Enslavement 2011”. Este ano foi um grande passo na história do evento, não só pelas bancas de merchandising, diversidade e qualidade das bandas (doze no total) mas pelo facto de ter sido o primeiro ano em que teve uma duração de dois dias. Quero agradecer, em primeiro lugar, ao Sérgio(Sorath) e ao Rui pela maneira humilde como me receberam e congratula-los, de igual modo, pelo empenho na organização do evento. Quero também deixar um agradecimento especial ao Peter Slaughter, pelo total interesse e boa vontade, em contribuir com a parte fotografia para esta live reporte e à sua esposa, Cristiana Januário, que o substituiu na mesma tarefa nos momentos em que actuou em palco. O primeiro dia de espectáculo só deu início após o jantar, abertura foi feita ao som do projecto de dark/ambiental Extermination, composto por um só elemento rodeado com alguma maquinaria e de um ecrã de televisão onde foi passado um pequeno filme, impedido de rodar em muitas salas, intitulado “Subconscious Cruelty” que serviu, na perfeição, para acompanhar com a voz esganiçada e o som mecânico e torturante.

Os REVAGE foram os próximos a serem chamados ao serviço, notou-se umas melhorias no seu epic/black metal, está aperfeiçoado e mais poderoso. O vocalista Revage, bem conhecido e carismático por estas bandas, entrega-se com alma, e com a habitual garrafa de vinho na mão, aos temas que canta. Todos os temas que a banda apresentou, tais como “Sons Of Lusitânia”, “Icy Land” e “Supreme Warrior”, irão sair no seu próximo álbum de originais, excepto “Tristeza e Privação” que é uma cover de Bruma Obscura.
Depois dos REVAGE, chegam ao palco os portuenses Gates Of Hell a rolarem com o seu thrash/death-metal dispostos a arrasar, com o novo vocalista sempre a motivar o público para o mosh. “Breaking The World”, “Hypocrisy”, “Dead Roses”, são temas do EP “Shadows Of The Dark Ages” tocados em palco e novos temas, como “Embracing The Reality” e “Confront Your Own Mind” a provar que a banda continua na máxima força.
Também vindos do Porto e dentro de uma linha similar, os Equaleft mostraram, e muito bem, a sua fúria. Tecnicamente muito embalados, com riffs consistentes e onde também não faltaram os slides, poder e melodia. Tocaram o tema inédito “Enough Of This” entre outros já mais conhecidos como “Suffer No More” e “Erased”. Actuação brutalíssima a destes Equaleft que geraram o caos também com o inevitável mosh à mistura.
Os Underneath, oriundos de Tomar, fecharam as cortinas com o seu death-metal bem cavernoso. O público ignorou o cansaço que tinha acumulado nos moshes anteriores e não resistiu à brutalidade do seu som, às grandes batidas e aos riffs de guitarra musculados, “Nest Of Horror”, “Through The Filthy Flesh”, “Obsessed By Hate”, e sem esquecer os parabéns que foram tocados e cantados para o Rui(baterista de REVAGE), foram alguns temas que marcaram um grande final de noite.

Sem comentários: