Pedra de Metal

sábado, 13 de agosto de 2011

Riverside - 7 de Outubro - Santiago Alquimista e 8 de Outubro - Hard Club


Nos últimos anos, a Polónia têm-se revelado terreno fértil no que à música pesada diz respeito e o movimento metal/rock progressivo local tem vindo lentamente a afirmar-se como um dos mais dignos sucessores da tradição britânica do género.

Os RIVERSIDE estão já entre os mais dedicados e bem sucedidos discípulos das regras estabelecidas por clássicos do género como Pink Floyd, Marillion, Arena e Porcupine Tree, surpreendendo os apreciadores de prog a cada novo lançamento que assinam. Com a trilogia “Reality Dream” provaram uma capacidade inata para escrever música tão diversa quanto possível, alternando entre momentos mais leves – próprios do rock progressivo mais melódico – e outros mais negros e pesados, mais próximos do heavy metal. «Out Of Myself», o primeiro disco do grupo, foi visto pela imprensa como uma das mais auspiciosas estreias da última década dentro do estilo em que se movem à data da sua edição e, desde 2003, os músicos nunca pararam de superar-se a si próprios e de conduzir a sua vasta legião de seguidores por uma viagem extra-sensorial.

Apostando em atmosferas mais luminosas nos primeiros álbuns, deram um passo no sentido da escuridão com «Rapid Eye Movement» e, surpreendentemente, acabaram mesmo por transformar-se num caso raro de sucesso no seu país natal fazendo a transição para o mainstream com o último «Anno Domini High Definition». É toda essa versatilidade, vontade de ir cada vez mais longe e uma destreza técnica digna de ser apreciada ao vivo com atenção redobrada que se espera do quarteto polaco, quando subir aos palcos do Santiago Alquimista (em Lisboa) e do Hard Club (no Porto) – nos dias 7 e 8 de Outubro, respectivamente.

Sem comentários: