Pedra de Metal

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PEDRAGULHO - MEDO "Matéria Negra"


O falecido maestro e compositor contemporâneo português Jorge Peixinho (1940-1995), é uma figura emblemática da música ambiental e experimental que gira em torno de um culminar de vanguarda. Na sua música, existem cordas que entrelaçam um circuito que se define paralelo ao fantástico e ao abstracto, onde se rompem barreiras que restringem a criatividade e em que a força do improviso fala mais alto (temos como exemplo os temas: Sobreposições, Políptico 60, Sucessões Simétricas II).

Os Medo não andam muito longe, embora o seu estilo padrão seja o black metal, debruçam-se sobre outras vertentes nomeadamente a ambiental e a experimental. Um projecto de estúdio que não obedece a padrões extrínsecos, pois são eles que idealizam, realizam e produzem os seus próprios trabalhos. E “Matéria Negra” não é excepção, o segundo longa-duração deste duo, apresenta-se com uma produção ainda mais sofisticada, uma capa apelativa e uma forma original de olhar o black metal. É um trabalho com recheio variado, desde temas mais intensos como “Portador das Tormentas” a temas a meio tempo como “Verdugo”. Intercalados com os títulos de ordem musical e dentro do parâmetro black metal, surgem os temas ambientais que vão desde a desde a declamação de um feitiço “Trabalho de Magia Negra (segundo S. Cipriano), a um exorcismo (vocalmente encenado pela banda) em “Rituale Romanum”. Alguns temas são cantados ou declamados totalmente de improviso, como é o caso do conto “Mistério da Nau da Morte” (voltando ao assunto inicial, aqui está um bom exemplo das semelhanças sonoras da obra de Jorge Peixinho), liricamente criada ao primeiro take e cujo ambiente foi criado com a maior das simplicidades, ao som de um fole acordeão e de uma gravação do som do mar, o resultado é fenomenal. Um dado curioso, para além de recorrerem a instrumentos menos vulgares como o serrote musical, toda parte de sonoplastia é concebida pela própria banda, como sons de portas a ranger, o desembainhar de espada, cães a ladrar, etc. Raramente recorrem aos usuais samplers, salvo em temas como “You Will Never Burn All The Witches” onde foi introduzido um pequeno excerto do filme “O Nome da Rosa”, os restantes são todos cantados em português. Um outro pormenor interessante é o do booklet, cada letra da respectiva música está apresentada em duas línguas, português e inglês. “Matéria Negra” é um trabalho que faz dos Medo uma verdadeira pérola do black metal nacional...

SITE: http://www.medoblackmetal.com/
Myspace: http://www.myspace.com/medofantasmasis


1 comentário:

ro caetano disse...

é altamente gratificante ver artistas portugueses terem oportunidade de apresentarem o seu trabalho,muito melhor é ser mais uma vez atraves de voces,para ke todos nós o possamos conhecer e apreciar.