Pedra de Metal

terça-feira, 5 de julho de 2011

HammerFall - 9 de Dezembro no Hard Club


Quem gosta de heavy metal e de abanar a cabeça como se fosse 1985, provavelmente sabe quem são os HAMMERFALL. Apesar de só ter começado a dar realmente que falar a meio da década de 90, a banda sueca já existe desde 1993 e, desde então, tem feito tudo para manter vivo o espírito que caracterizou a tendência durante os anos 80. Legítimos como poucos, começaram a tocar por puro divertimento e têm um lugar especial guardado no coração dos fanáticos do género. Além disso, são uma das bandas melhor sucedidas do boom power metal que começou a ganhar força na segunda metade dos anos 90 e que se afirmou rapidamente como um verdadeiro fenómeno.

Os primeiros dois álbuns, em particular, podem não ser nenhum pináculo da revolução do som de peso, mas a forma como actualizaram uma sonoridade que pouca gente fazia na altura, e ninguém a este nível, provou que o estilo ainda podia apelar às massas se fosse abordado com a atitude certa. Ainda a ressacar da explosão grunge, não havia muitos músicos com cabelo comprido e calças de cabedal com tachas, a fazer solos rápidos e a cantar sobre fantasias medievais num registo agudo. O heavy metal sempre funcionou melhor quando agarrado aos elementos que o tornaram famoso e, nesse aspecto, estes músicos oriundos de Gotemburgo estão entre os mais consistentes da sua geração.

Quase vinte anos depois, ainda conservam o mesmo apelo que tinham quando deram os primeiros passos, por isso se é de verdadeiro heavy metal que andam à procura, é precisamente o que vão encontrar pela frente quando os HAMMERFALL subirem ao palco do Hard Club, no Porto, num regresso há muito esperado do grupo a solo nacional.

Sem comentários: