Pedra de Metal

terça-feira, 19 de julho de 2011

ENTREVISTA - MEDO



Vivendo nas sombras do black-metal experimental e ambiental, os MEDO são um misterioso projecto de estúdio formado apenas por dois elementos. Pode-se dizer que estamos na presença de algo diferente na musica nacional extrema, pois os seus horizontes são muito próprios. 2011 é ano do segundo álbum de originais, chama-se “Matéria Negra”, um trabalho que tem tudo para agradar a qualquer apreciador do estilo. Medo 1 e Medo 2 são as identidades que deram as respostas a esta entrevista.

Pedra de Metal – Antes de mais nada, qual a história e a verdadeira essência dos MEDO?
Medo 1 - Sendo praticantes das artes negras há já muitos anos, invocámos a entidade MEDO no rigoroso Inverno de 2006 com o objectivo de levar mais longe um estilo que há muito peca pelo marasmo criativo. Falar da essência da nossa música e atitude é tentar descrever tudo aquilo que nos dá arrepios na alma, que nos gela o sangue. É estarmos em frente aos nossos maiores medos. São esses os cenários que recriamos.

PdM – O álbum “Matéria Negra”, que é o vosso segundo trabalho, tem condimentos suficientes para ser bem referenciado em qualquer parte do planeta. Esse foi um dos objectivos traçados logo de início?
Medo 2 –
O álbum surgiu de uma forma natural, sem constrangimentos nem tabus. O nosso objectivo primordial é fazer boa música, independentemente das opiniões ou críticas, sejam dos média ou de terceiros.

PdM – Há um pormenor muito interessante, vocês recorrem à utilização do serrote musical para criar aquele efeito mais “spookie” em algumas músicas. E no geral, são mais apologistas dos samples ou da sonoplastia concebida por vocês?
Medo 1 –
A inclusão do serrote musical reforça as ambiências que procuramos transmitir com os nossos temas. Para além de ser bastante original, resulta de uma forma realmente perfeita. Não temos preferência a nível de utilização de efeitos, sejam estes concebidos por nós ou samples. No entanto, dá muito mais prazer tentarmos recriar efeitos sonoros através de sonoplastia.

PdM – Quem tratou do booklet e de todo o artwork de “Matéria Negra”?
Medo 2 –
A fotografia ficou a cargo de Joana Barbosa, o artwork foi concebido a partir do seu trabalho, em conjunto com a banda.

PdM – Em relação ao seu antecessor “Fantasmasis”, que foi um trabalho realizado para afirmar a existência dos MEDO, acham que também resultou no vincar da existência e permanência do black-metal nas Caldas da Rainha?
Medo 1 –
Sem dúvida, é um manifesto de uma vontade mais forte que a vida. Caldas da Rainha têm um grande movimento de pensadores e artistas. Queremos dar também o nosso contributo a uma cidade sempre dedicada ás artes. O projecto MEDO quer afincadamente solidificar a sua presença, tanto em Caldas com noutros espectros nacionais ou mundiais.

PdM – Apesar das diferenças notórias, foi tão árduo trabalhar em “Fantasmasis” como em “Matéria Negra”?
Medo 2 -
Sem dúvida. São muitas horas de trabalho de estúdio, experimentações, devaneios musicais. Fantasmasis foi o início, Matéria Negra, uma evolução. Ambos têm o seu valor artístico.

PdM – No meio de tanto cuidado na elaboração de efeitos sonoros, de pequenos contos (como o apaixonante “Mistério da Nau da Morte”), nunca vos surgiu a ideia de gravar um video-clip ou, até mesmo, uma curta-metragem?
Medo 1 –
Iremos faze-lo assim que se proporcionarem as condições ideais. Já existem contactos nesse sentido, é o que podemos neste momento revelar.

PdM – Mesmo sendo um projecto inteiramente de estúdio, apresentam temas de características verdadeiramente cénicas. Existirá a possibilidade de um dia transporem para palco o vosso trabalho?
Medo 2 -
Não está posta de parte essa eventualidade, não num futuro próximo, decerto. Quando MEDO pisarem um palco, é para dar ao espectador um real gosto a macabro, recorrendo a todos os utensílios cénicos para tal. Será não um banal concerto, mas sim uma reunião secreta onde todos os integrantes do círculo são convidados a exorcizar os seus males perante os espíritos.

PdM – Como é óbvio, também não irão escapar ao pedido que fazemos a todas as bandas para deixarem uma mensagem para os nossos leitores.
Medo 1 e Medo 2 –
A nossa mensagem está na música codificada em paisagens sonoras, onde se constrói a forma negra de MEDO. Ela assombrar-vos-á!

2 comentários:

Anónimo disse...

mt fixe

ro caetano disse...

agora é so continuar