Pedra de Metal

quarta-feira, 15 de junho de 2011

LIVE REPORT - Threat Of Decay + For Ophelia's Death + Into The Abyss + Burn Damage @ Rock and Shots, 8-6-2011


O Rock & Shots abriu as portas ao Metalcore e Deathcore na passada quarta-feira, dia 8 de Junho, e o Pedra de metal foi espreitar.

O concerto, organizado pelos Threat Of Decay, contou ainda com actuações dos For Ophelia's Death, Into The Abyss e Burn Damage.



Os Burn Damage surpreendem por várias razões. Antes de mais é incomum uma banda ter dois elementos femininos e dois masculinos, o que acaba sempre por ser ponto de destaque quer se queira ou não.



Mas mais surpreendente do que ter uma vocalista, o que já não é grande surpresa nos nossos dias, surpreendeu-me a qualidade bruta e crua da voz, que podem conferir nos vídeos.



Apesar de terem uma sonoridade que tende para o Metalcore os Burn Damage inserem claramente influências de Thrash na guitarra e o seu baterista consegue facilmente praticar blastbeats.



Seguiram-se os Into The Abyss, que apresentaram o Deathcore Progressivo que está patente no lançamento que preparam, "The Fall Of Cydonia".



A certa altura a actuação sofreu com alguns problemas de som mas os membros fizeram por contornar esses problemas da melhor maneira possível, nunca perdendo o profissionalismo em palco.



Nesta actuação destacou-se o líder espiritual da banda, David, que consegue sempre impressionar com a maneira como toca bateria. Mas a dupla de guitarristas Nelson e Vinicius também está de parabéns, assim como André cujo baixo complementa na perfeição a secção rítmica.



O vocalista Phil comentou comigo após o concerto que não foi a sua melhor noite, mas tanto a força da sua voz como a energia e movimento que mostra em palco estiveram no sítio, e o resultado foi uma excelente actuação.



Seguiram-se os For Ophelia's Death, que ganharam recentemente o concurso do Resurrection Fest.



A banda é provavelmente a mais Metalcore da noite, mas é surpreendente como conseguem tornar o seu som tão rico que apela mesmo aos que normalmente não são os maiores apreciadores do estilo.



Foi nesta actuação que a dimensão do palco começou a prestar-se a alguns problemas devido aos movimentos da banda, mas os For Ophelia's Death conseguiram superar as dificuldades e animaram um público na altura inquieto com o atraso.



Vozes que variam entre o peso e a melodia, guitarras fortes e um baixo lead assim como uma bateria bem calibrada marcaram a audiência, e no final do concerto houve quem dissesse que esta tinha sido a melhor banda, se bem que não me cabe fazer essa distinção.



Por último tocaram os Threat Of Decay, que já acabaram fora de horas. A energia do vocalista Nelson (também guitarrista de Into The Abyss)e do guitarrista Leandro são excepcionais, como aliás podem conferir nos vídeos.



Nesta actuação já houve mosh pit (se bem que pequeno) com alguma violência e a banda fez por incentivar isso ao máximo. Que o diga Nelson, que inclusive desceu do palco para se juntar ao público durante parte de uma música.



Os Threat Of Decay apresentaram o som mais pesado da noite e tocaram ainda uma cover dos defuntos Despised Icon, mas sem baixista. Para além de Nelson também o baixista André divide tarefas com os Into The Abyss.



Uma excelente noite que mostrou o Metalcore em (quase) todos os seus espectros e em que a variedade entre bandas acabou por tornar todas mais agradáveis.

O Pedra de Metal vai ter mais uma oportunidade de ver os Threat Of Decay no final do mês, juntamente com os Hang The Traitor e os Hate In Flesh, duas bandas bem amigas do Pedras, por isso aguardem muitos vídeos ou melhor, apareçam no In Live da Moita no sábado dia 25.

Sem comentários: