Pedra de Metal

terça-feira, 19 de abril de 2011

LIVE REPORT - Equaleft + Gates Of Hell + Artchoke @ Hard Club, Porto, 16-04-2011



Aproveitei a véspera do meu aniversário para ir ao Porto visitar o novo Hard Club. Não digo isso para fazer publicidade mas sim para se perceber porque não incluo os Drop D nesta minha reportagem, visto que já era tarde quando acabaram os Equaleft, que eram - juntamente com os Gates Of Hell - as bandas que eu ia ver com conhecimento prévio.

Começo por discordar de algumas das críticas que ouvi ao novo espaço do Hard Club. Primeiro, a localização é genial, especialmente para quem vem de fora do Porto. O Mercado Ferreira Borges no Porto junto à Ribeira. Se precisarem de uma referência está junto à Associação Comercial do Porto, e por cima duma esquadra de polícia (que tanto quanto sei não chateia nada). Parece-me uma excelente maneira de a cidade aproveitar este espaço, e é certamente um acordo que agrada a todos.

Só tive oportunidade de estar numa das salas de espetáculos mas gostei do que vi. A "magia" de que todos falam, que eu penso tratar-se simplesmente de arquitetura (que de facto era genial) do antigo espaço foi trocada por uma acústica e localização espetaculares. Nas palavras de Miguel "Inglês" dos Equaleft "perdeu-se a mística mas este tem funcionalidade" e "dá lucro"; pois, pela exorbitância que pedem pelas bebidas não admira.



A primeira actuação foi a da banda Artchoke, que não conhecia e me surpreenderam pela positiva. Uma banda versátil e consistente no som fresco que apresenta. O set foi curte e realmente soube a pouco. Vou tratar de me por em contacto com os Artchoke para dar a conhecer melhor o seu som. Como sempre, acompanhem o Pedras.



Seguiram-se os Gates Of Hell, cujo EP tive o prazer de criticar recentemente. A banda abriu com a faixa que fecha "Shadows of the Dark Ages", Dead Roses, e apresentaram mais algumas faixas desse EP.



Mas tivemos ainda direito a duas faixas novas (que eu tenha reconhecido) e um cover de Entombed, com quem os Gates Of Hell vão tocar em Junho também no Hard Club.



Uma actuação cheia de poder de uma banda que para além de boas composições parece já ter o trabalho de casa todo feito e consegue tocar as suas malhas de trás para a frente.



Após os Gates Of Hell aquecerem um público que já se começava a mexer, os Equaleft entraram em palco e levaram os presentes ao rubro. A banda apresentou uma música do seu demo, tocou o sehttp://www.blogger.com/img/blank.gifu EP "...the Truth Vnravels" por inteiro e ainda nos presenteou com algumas novas composições.



Como éramos muitos que fazíamos anos nos dias 16/17, os Equaleft convidaram todos os aniversariantes a subir ao palco (sim eu também) para o público nos cantar os parabéns e podermos fazer um stage dive à maneira. Os meus agradecimentos pessoais à banda e já agora da parte de todos os aniversariantes. Não foi a primeira para mim mas foi certamente especial.



A banda tem uma energia incrível, e a maneira como alguns membros se chegam a mexer enquanto tocam (ou canta no caso do Miguel) é deveras impressionante. Nota-se que esta formação é composta de músicos com muita experiência, seja nesta banda ou outras, até porque não são propriamente putos nenhuns.



Uma grande noite mesmo que não tenha podido ficar até ao fim. Todas as três bandas me surpreenderam pela positiva (mesmo as que já conhecia) tanto pela qualidade das composições apresentadas como, claro, pelas profissionais e enérgicas actuações.

E claro, os nossos parabéns à Raising Legends pela organização, que conseguiu cobrar apenas 5 euros mesmo tendo quatro bandas e uma sala tão magnífica. É apenas uma questão de tempo até o novo Hard Club se tornar tão ou mais emblemático que o antigo no mindshare nacional, se é que não o é já.

Estejam ainda atentos às entrevistas com os Gates Of Hell e os Equaleft assim como a crítica ao EP "...the Truth Vnravels", que se afigura bem positiva.

1 comentário:

Maglor disse...

Obrigado pelo apoio Pedra! ;)