Pedra de Metal

quinta-feira, 3 de março de 2011

PEDRAGULHO - Nightrage "Descending Vengeance"



É certo que a maior parte dos fãs de Death Metal Melódico (seja ele sueco ou outro) já ouviu falar dos Nightrage. A banda nasceu do sonho e vontade de Marios Iliopoulos, guitarrista grego que já se havia destacado com os seus conterrâneos Exhumation.

Marios apercebeu-se cedo que nunca poderia atingir todas as suas ambições na Grécia, mas a este heleno nunca faltou estômago, pelo que deu o pulo para Gotemburgo onde montou a sua base de operações.



Durante o dia trabalhava nas limpezas de um restaurante, e segundo os liners notes de “Descending Vengeance” mal tinha tempo para a guitarra. Mas Marios batalhou pela fria noite sueca adentro, motivado pela raiva que sentia, até obter aquilo que sempre desejou: a doce vingança.

O resultado foram os Nightrage, que muitos conheceram inicialmente como uma super-banda (um grupo de músicos previamente conhecidos da audiência por outros projetos) encabeçada por Marios e Gug G (Firewind e atualmente Ozzy Osbourne) aos quais se juntou Thomas “Tompa” Lindberg (At The Gates, ex-The Crown, Disfear, etc).



Pelo menos foi este o cerne da formação, porque já passaram pelos Nightrage muitos músicos mais ou menos conhecidos, mas os fãs da banda lembram com nostalgia os tempos do “power trio” Mario, Gus e Tompa que a Century Media decidiu agora compilar neste “Descending Vengeance”.



A primeira metade da compilação consiste do álbum “Sweet Vengeance”, lançado em 2003, que Antony Hämäläinen - o atual vocalista da banda - descreve nos liners notes como “a continuação do ‘Slaughter of the Soul’”, que os At The Gates lançaram em 1995.



Um desfile de clássicos. Desde a genial abertura com The Tremor, passando por The Glow of the Setting Sun, Hero, Gloomy Daydreams, At the Ends of the Earth e outras tantas com versatilidade suficiente para agradarem a quase qualquer fã de Death Metal Melódico.



Para além da voz rasgada de Tompa o álbum conta ainda com um convidado especial, Tom S. Englund dos Evergrey, que empresta a diversas faixas a sua voz melódica e adicionando mais uma camada de versatilidade ao álbum.

Neste relançamento foi recuperado o demo da faixa Gloomy Daydreams, que numa primeira versão chegou a ser o primeiro vídeo oficial da banda, numa altura em que as vozes eram ainda feitas por Gus G que surpreende por se safar bem com o registo gutural.



O segundo disco desta compilação consiste do álbum “Descent Into Chaos”, lançado em 2005. Nesta altura Tompa já tinha abandonado a banda mas regressou para colaborar uma vez mais com as gravações.



O registo varia um pouco por não ser tão versátil. Conta com a participação de Michael Stanne (Dark Tranquillity, ex-In Flames) na voz e ainda tem ao seu dispor todo o poder de Gus G, mas as músicas parecem ser de alguma forma menos abrangentes no seu todo do que as de “Sweet Vengeance”.



Não deixa por isso de ser um tremendo álbum, que conta com malhas como Being Nothing, Phantasma, Descent Into Chaos, Frozen ou Jubilant Cry. Esta edição conta ainda com duas faixas extras, Black Skies, a faixa bónus da edição japonesa original, assim como Gallant Deeds - uma faixa inédita que conta com Michael Stanne dos Dark Tranquillity enquanto vocalista, tanto nas vozes guturais como melódicas.



Considerados por alguns como o “ponto final da cena de Gotemburgo”, estes dois álbuns são certamente uma jóia que pertence à coleção de qualquer fã dedicado de Death Metal Melódico, e com esta re-edição de luxo a compra tornou-se menos dispendiosa e mais apelativa.


Nightrage - Site oficial

Sem comentários: