Pedra de Metal

sábado, 5 de fevereiro de 2011

PEDRAGULHO - Invoke/Incoming Chaos/Karbonsoul/Entropia "Concilium 13"


O evento Concilium 13 tem percorrido grande parte do país convidando também bandas dos respectivos locais por onde actuam, nele destacam-se quatro bandas, Invoke, Incoming Chaos, Karbonsoul e Entropia. A locomotiva que faz mover este espectáculo e que está por de trás de tudo isto dá-se pelo nome de União Metálica. Formada por elementos destes quatro projectos, a União Metálica tem como objectivo divulgar e promover as bandas já referidas. Concilium 13 é também titulo do split lançado no ano anterior e onde podemos ter uma boa noção do potencial destas bandas.
http://www.uniaometalica.com/
www.myspace.com/unimetalica

Invoke, banda de melodic/black-metal originaria de Oeiras que projecta, neste split, duas majestosas músicas intituladas “The Creatures Beneath Thy Flesh” e “Hall Of Mirrors”, com riffs de guitarra bem torneados, gélidos e cortantes, solos melódicos a meio tempo, teclados sempre presentes. É uma banda de black-metal por excelência e por isso não poderia faltar a agressividade, mas com quebras momentâneas por algumas passagens mais calmas onde a atmosfera é rainha.
http://www.invokemusic.com/
www.myspace.com/invokegate

A banda que se segue, de seu nome Incoming Chaos, já é uma sonoridade mais calma e igualmente melódica. A junção entre o gótico, o rock, o metal e o progressivo situa as músicas “Chaos Star” e “Vampires” numa onda sonora repleta de misticismo, boas passagens de teclados, solos de guitarra não muito extensos mas com um papel bastante enriquecedor. Para além de toda a envolvente musical deste colectivo lisboeta, falta-me ainda fazer referência ao tom voz sensual de Mena num cruzamento entre o fado e o jazz que junta o seu potencial à energia e garra vocal de uma Helen Terry.
http://www.incomingchaos.com.sapo.pt/
www.myspace.com/incomingchaosworld

Também dentro da linha do metal gótico mas numa tendência mais pesada, os sintrenses Karbonsoul presenteiam-nos com duas músicas de predominância nas distorções de guitarra bastante musculadas. “Frozen Bodies” e “The Siren” não são temas rápidos, mas que tanto têm de peso como de groove alcançando, por vezes, uma aragem a death-metal sobre tudo nas vocalizações guturais. Uma simbiose muito interessante que também os retira do formato que estamos habituados a ouvir dentro deste campo.
http://www.karbonsoul.com/
www.myspace.com/karbonsoulband

Por fim chegam os Entropia, um quarteto formado por ex-elementos dos VS777 que apostaram na competência e no estilo de tocar que já era do conhecimento unânime para se juntarem. Navegam num deah/black-metal diluído entre o meio tempo e alguma rapidez, de contornos psicadélicos e com algumas fagulhas industriais, movidos por uma batida áspera, seca e breacks bem recheados. “Feelings From Below” e “For a Life” dão-nos a clara explicação do que já foi transmitido, de que o “feeling” não acompanha só na agressividade mas também nas existentes partes melódicas.
www.myspace.com/quantumentropia

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente é uma das muitas palavras que encontramos para descrever esta vossa review sobre a União Metálica, as suas bandas e o seu Split CD.
Resta-nos agradecer mais uma vez todo o vosso apoio!

Abraços metálicos!
Vitor de La Fuente
U.M.

joaonvno2009 disse...

Grandes Incoming Chaos!!!