Pedra de Metal

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PEDRAGULHO - Obscurity "Tenkterra"


Os alemães Obscurity estão de volta com “Tenkterra”, um lançamento que é mais do que um álbum de Metal. Durante 43 minutos somos transportados para um outro lugar e um outro tempo; mais especificamente, para a Germânia da Idade Média, terra dos “tenkterers”, nome dado pelos romanos aos povos germânicos que habitavam o lado Este do baixo rio Reno.

Este quinteto pratica um Pagan Metal peculiar e que levanta algumas dificuldades na sua classificação. Se bem que a música tem uma atmosfera claramente Folk, quase não há de teclados elementos electrónicos ou instrumentos pouco convencionais, como acordeões, gaitas de foles e outros. Chega a soar mais a Black ou Death com muita melodia à mistura, e com uma enorme diversidade de ritmos presente ao longo das faixas.

Todas a letras são em germânico, o que tem prós e contras. Por um lado é fresco e natural, sente-se algo nas vozes que não é muito comum ouvir, e sabe bem (mesmo que não se perceba), mas para os que não dominam a linguagem pode representar um pequeno entrave na compreensão da música.

O álbum é bastante uniforme na maneira como nos consegue agarrar do início ao fim (salvo se tiverem dificuldade em aguentar as letras em alemão). Mas se tivesse de destacar faixas, começaria pela de abertura, Ketiwald, seguida de Tenkterer. A meio do álbum somo presenteados com V Legion e para o fim os Obscurity guardaram Bergischer Hammer, uma malha que foi escolhida para vídeo promocional.



“Tenkterra” é um álbum que demonstra uma enorme diversidade, seja na composição instrumental ou na entrega da voz de Agaloz. Não há duas faixas iguais, apesar de em todas estar presente a identidade da banda. Há faixas para todos os gostos, os Obscurity apostam num tipo de som que procura agregar gostos, mais do que dividi-los, e a banda só tem a ganhar com isso.

Vale a pena ouvir pela variedade. Aproxima-se de Amon Amarth com uma voz mais aguda e outras influências à mistura. Em breve o Pedra de Metal vai publicar ainda uma entrevista com os Obscurity, para melhor dar a conhecer estes cinco guerreiros germânicos. Fiquem atentos.

Obscurity (Alemanha) – Pagan Metal
















Site Oficial
MySpace Music
Metal Archives
Wikipedia

Sem comentários: