Pedra de Metal

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PEDRAGULHO - The Crown "Doomsday King"


Em 2004 os fãs dos The Crown foram surpreendidos quando a banda anunciou a sua aparente extinção, devida maioritariamente a problemas com as editoras e managers. Os diversos membros rapidamente se desdobraram em novos projectos, muitos dos quais nunca alcançaram um nível de popularidade invejável.

Talvez por isso, os The Crown se tenham reunido o ano passado para iniciar a composição de “Doomsday King”. A banda conta com os seus quatro instrumentistas de raiz, faltando à formação clássica o vocalista original Johan Lindstrand – de momento dedicado aos seus One Man Army and the Undead Quartet – substituído por Jonas Stälhammar, dos defuntos God Macabre.

É um álbum que tem potencialidades para apelar não só aos fãs tradicionais da banda como a novos ouvintes, em especial os apaixonados pelas tendências de Thrash e Death Metal, que os The Crown unem de forma quase inigualável desde o lançamento do álbum “Eternal Death”, ainda a banda utilizava o nome Crown Of Thorns.

Como um todo estas dez faixas vão ao encontro das expectativas: muito peso, velocidade, técnica e emotividade, não deixando por isso serem extremamente audíveis e até por vezes contagiantes. Também há melodia que baste, os The Crown nunca se deixaram limitar por estereótipos e subgéneros, daí que o seu estilo seja para alguns difícil de classificar. Não há faixa a destacar, mas sim algo a destacar em cada faixa. Pode não ser do agrado de todos, mas estamos sem dúvida perante uma banda que não enche álbuns com chouriços.

A voz de Jonas chega por vezes a enganar na maneira como se consegue aproximar da de Johan Lindstrand, mas não se pense por isto que este é um vocalista sem identidade própria, tanto que escreve uma parte considerável das letras, algo que não era comum com Johan Lindstrand mas que chegou a acontecer quando Thomas Lindberg (ex At The Gates, Lock Up, Nightrage) passou pela banda momentaneamente no início da década.


A edição limitada traz um CD extra com quatro faixas que valem bem a pena: uma cover da banda sueca dos anos ‘80 Valcyrie, dois remakes do álbum “Eternal Death” e ainda um b-side incomum, uma música que (apesar do peso) assenta em guitarras acústicas, será apenas um devaneio ou um sinal da direcção a seguir? O tempo o dirá.


The Crown (Suécia) - Death/Thrash Metal

Myspace
Facebook
Metal Archives - Crown Of Thorns
Metal Archives - The Crown

Sem comentários: