Pedra de Metal

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mercenary: morte e resurreição


Há bandas que parecem ser capazes de sobreviver a tudo, inclusive a perda de três membros. Mas a situação actual dos Mercenary é mais complicada, visto que até o guitarrista Jacob Molberg afirma que "os Mercenary como vocês os conheciam estão mortos e enterrados". Não é para admirar, a formação tradicional de seis elementos está reduzida a quatro - após a banda ter recrutado novo baterista - e é assim que pretende prosseguir.

Na origem desta reforma está o afastamento crescente dos músicos da antiga formação, divididos sobre qual a direcção musical a ser seguida pelos Mercenary. Mikkel Sandager, vocalista melódico, foi o primeiro a afirmar que queria sair da banda de forma definitiva. Isto levou à saída de outros dois membros, e a reestruturação musical da banda.

A banda dinamarquesa fundou-se em 1991 e foi alvo de bastante atenção pela imprensa especializada quando em 2004 lançou o álbum "11 Dreams", fortemente inspirado pelos acontecimentos do 11 de Setembro de 2001. Na altura foram descritos pela LOUD! portuguesa como tendo uma musicalidade semelhante à dos Nevermore, uma comparação compreensível mas que não faz jus às sonoridades quer dos Mercenary quer dos Nevermore.

Mas agora até o estilo vai mudar. Segundo Jacob, o núcleo restante da banda quer tocar material "mais rápido, mais pesado e mais moderno (com influências da velha guarda)".A banda vai-se ficar apenas pela voz pesada de René Pedersen (que também é o actual baixista) não procurando substituto para o seu vocalista melódico. Isto porque, segundo Jacob, "toda a gente que nos viu tocar ao vivo nos últimos dois anos tem perfeitamente noção (que) René é uma verdadeira máquina."

Esta nova versão dos Mercenary já têm contrato assinado com a NoiseArt Records e o seu "primeiro" álbum tem data de lançamento marcada para 25 de Fevereiro. Os Mercenary vão ainda participar na tour Europeia "The Power of Metal", juntamente com os Symphony X, Psychotic Waltz e Nevermore. Cá os esperamos.

Mercenary (Dinamarca) - Site Oficial







Sem comentários: