Pedra de Metal

quarta-feira, 19 de maio de 2010

LIVE REPORT Antracite + Tarsish



No passado Domingo, dia 16 de Maio, deu-se a abertura da semana académica em Caldas da Rainha no pavilhão da Expoeste e numa noite, inteiramente, dedicada ao metal. Já passava das 23:30h, quando os Tarsish subiram ao palco iniciando uma grandiosa abertura pelos teclados de Pedro Canas, surgindo, assim, a primeira musica intitulada “Spell”.



Fieis a um Gothic/Death Metal centrado na temática dos Descobrimentos Portugueses e nas epopeias marítimas, esta simpática banda oriunda da Azambuja proporcionou um excelente momento de espectáculo tocando, sempre numa linha épica muito envolvente, oito musicas como “Frozen Moon”, “Morning Mist”, “Mar’Eternum” entre outras, tal como começaram em grande, também concluíram, da mesma forma, a sua actuação com uma cover de Zeca Afonso intitulada de “A Morte Saiu À Rua”. Para além das orquestrações de Pedro Canas, também a voz imponente de Miguel Cariano, Marco Catoja na guitarra, Ricardo Reis no baixo e Bruno Teixeira na bateria nos contagiaram com as musicas e com a atitude em palco.


Os Caldenses Antracite fecharam o concerto em grande com o seu Grunge/Metal cheio de garra, um trio composto por Carlos (Paredes) na voz e nas guitarras, Miguel na bateria e com Tiago Castro no baixo (como segunda voz) e sempre a animar. Trouxeram na bagagem um bom alinhamento de musicas: “Fragment”, “Eternal Crush”, “Mud Trap”, foram algumas delas, destacando-se a presença vocal em palco de Inês Andrade na musica “Once More Never Again” e “Aneurysm” uma cover dos Nirvana bem cantada pelo próprio baterista.


O peso do metal e a calma do grunge eram solidificados juntamente com os efeitos psicadélicos de guitarra e com a voz, ora gutural ora limpa, de Carlos. Com esta fusão, muito interessante e presença firme em palco, os Antracite demonstraram bem o seu estatuto de cabeças de cartaz e preparam-se, brevemente, para nos brindar com o seu álbum de estreia.

Sem comentários: