Pedra de Metal

quinta-feira, 4 de março de 2010

MOUTH OF THE ARCHITECT no Music Box


Aqui fica o comunicado deixado pela Prime Artists:

"É impossível falar de pós-metal sem mencionar os Neurosis ou Isis, mas começa a tornar-se também cada vez mais complicado não puxar os MOUTH OF THE ARCHITECT para a conversa. Isto porque, por muito que o pós-metal se esteja a transformar rapidamente numa colecção de sucessivos clichés, há valores da nova geração que conseguem pegar nas suas referências, digeri-las e transformá-las em temas a que ninguém consegue manter-se indiferente.

No caso do colectivo norte-americano, as coisas são feitas de forma subtil e complexa, desvendando a cada audição novas camadas de som. A densidade é profunda, o impacto não lhe fica atrás. Descargas violentas de distorção suja são pontuadas por um assalto de vocalizações viscerais, que se cruzam com texturas sonoras envolventes e crescendos melódicos de ouvir e chorar por mais. O dinamismo está instalado e – aliado a uma capacidade impressionante para criar riffs bem pesadões e enormes, daqueles que ameaçam frequentemente redefinir o conceito de power chord – resulta numa simbiose perfeita entre luz e escuridão.

«Time And Withering» e «The Ties That Bind» já tinham dado provas do poderio sonoro do colectivo oriundo de Dayton, no Ohio. No entanto, foi com «Quietly», o último registo de longa-duração, que os MOUTH OF THE ARCHITECT atingiram finalmente a maioridade. Mais que isso, com o álbum de 2008, o grupo conseguiu transformar a sua sonoridade numa ciência, perfeita até ao mais ínfimo pormenor. Os épicos de mais de dez minutos dos primeiros dois álbuns alternavam essencialmente entre momentos mais contundentes e outros mais introspectivos e negros, o resultado era satisfatório e... sentia-se a falta de mais qualquer coisa que os destacasse de tantas outras bandas do mesmo género.

Essa “coisa” deu-se a conhecer ao terceiro álbum, uma peça que flui como um todo e que vai crescendo há medida que os temas se vão desenvolvendo. A obra está em curso, dando seguros passos em frente até ao êxtase da conclusão. Em vez de se apoiarem apenas nos contrastes, os músicos usam-nos agora para suportarem as suas composições e fazem com que os dois elementos distintos que compõem a sua personalidade se completem entre si. No próximo dia 21 de Abril, no espaço intimista que é o Music Box, os MOUTH OF THE ARCHITECT prometem dar vida às fantasias de todos aqueles que, com os discos por companhia, viajam ao som da sua música."

Sem comentários: