Pedra de Metal

segunda-feira, 27 de julho de 2009

SONS DO SOTÃO



Bal-Sagoth – "The Starfire Burning Upon The Ice-Veiled Throne Of Ultima Thule"

Os povos sempre desempenharam, ao longo da História, um papel muito importante. Uns sedentários outros nómadas, criaram a sua própria linguagem, sistema politico, técnicas de combate que usavam para tomar posse de territórios, vestuário, métodos de medição em vários contextos entre outras coisas que foram aperfeiçoando e dando a conhecer a outros, alguns deles desapareceram e outros sobreviveram ate hoje.

Bal-Sagoth não é só um nome de uma banda, é também o nome de um povo guerreiro criado da mente brilhante de Byron Roberts, vocalista e compositor lírico da banda, situado numa época muito semelhante à da Terra Média.

The Starfire Burning Upon The Ice-Veiled Throne Of Ultima Thule é o segundo álbum desta banda inglesa e foi lançado no mercado em 1996 pela Cacophonous Records, é um trabalho na linha do Death/Black Metal sinfónico onde nos fala, claramente, sobre o povo “Bal-Sagoth”, das suas batalhas e conquistas. Maior parte dos temas não são só cantados mas também narrados, Byron Roberts na sua voz inconfundível conta as aventuras do povo Bal-Sagoth, fala-nos de reis e reinos, de rainhas, de magias e mitologia. No livreto cada tema é extenso e escrito num vocabulário, na sua maioria, quase arcaico, para alem das narrações também tem diálogos entre personagens. As musicas do álbum são, como se deve esperar, verdadeiramente épicas começando logo pelo tema de abertura que é um instrumental grandioso, a sonoridade dos Bal-Sagoth é na sua generalidade melódica, as partes guitarra são pesadas com alguns ritmos medievais à mistura que combinam na perfeição com as passagens orquestrais de teclado, é certo que deveria mencionar todos os temas do álbum, mas bastará um para ficarem com uma ideia: “And Lo, When The Imperium Marches Against Gul-Kothoth, Then Dark Sorceries Shall Enshoud The Citadel Of The Obsidian Crown”, espero que gostem.

Resta-me dizer, e em especial, para aqueles que desconhecem este álbum, que é algo para se ouvir do principio ao fim, todos os temas nele contido são agradáveis e fazem-nos viajar no tempo.

Sem comentários: