Pedra de Metal

sexta-feira, 11 de junho de 2010

CAST A FIRE - Concerto em Benavente


"These Troubled Waters", o álbum de estreia de CAST A FIRE, está, finalmente, aí fora! A crítica não lhe tem poupado elogios e a base de amigos e apreciadores não para de crescer! Estes rapazes chegaram para incendiar plateias e não perdem uma única oportunidade para o fazer!

No próximo dia 12 de Junho apresentam no Side B (Benavente) mais uma descarga musical energética acompanhados pelos "The Archaist" e "Memorial Death". Todos bem-vindos. A noite promete!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Summer Thrash Feast, com Contradiction


É já na próxima Sexta-Feira que regressa ao nosso país a veterana banda de Thrash Metal CONTRADICTION. No passado mês de Janeiro, e 20 anos depois, visitaram Portugal pela primeira vez em 3 datas consecutivas: Warm Up Moita Metal Fest 2010, Mangualde HardMetal Fest e Casa de Lafões. Junho marca assim o regresso aos palcos nacionais, desta vez, em duas datas: Summer Thrash Feast (Sexta, Metalpoint, Porto) e Festival Metal GDL (Sábado, Grândola).

Para além de diversas tours ao longo dos anos com bandas como Overkill, Sacred Reich, Iced Earth, Massacra, Tankard, Holy Moses, etc... os Contradiction contam já com 5 álbuns na bagagem, sendo que "The Essence of Anger" é a última proposta que o grupo alemão apresenta nestas datas nacionais.

terça-feira, 8 de junho de 2010

ENTREVISTA - Ashes


Os Ashes, são mais um exemplo entre muitos outros talentos escondidos no nosso país. Escusado será dizer que não passaram despercebidos ao Pedra de Metal, pois é, estivemos em conversa com eles. Espero que gostem do que eles têm para vos contar.


Pedra De Metal – Como surgiu este projecto e quem o fundou?
Ashes -
Este projecto teve o seu início há pouco mais de 10 anos, se bem que nessa altura Ashes era apenas um bando de putos que queria tocar. Dessa altura, só restam Pedro Caldeira e Eduardo Serraventoso, se bem que o Ricardo Neto já nos acompanha quase desde essa altura. A banda, como é conhecida actualmente, surgiu já em 2004/2005, quando Marco Rosa e David Pais entraram para a banda (mais tarde João Cardoso) em que houve uma mudança na forma de trabalhar e tocar.

PDM – Os Ashes são uma banda composta por seis elementos, com todos a viverem longe uns dos outros. Como grupo de trabalho, utilizam algum método específico para superar o factor distância?
Ashes -
Muita paciência (Risos)! Tentamos rentabilizar ao máximo os ensaios, aproveitamos até o facto de um instrumento não estar presente para nos dedicarmos mais a outro, durante a semana trocamos ideias e gravações pela Internet, e cá vamos andando…Por vezes, também levamos para os ensaios ideias que vamos compondo em casa e tentamos conciliá-las.

PDM – Como caracterizam a sonoridade que praticam?
Ashes
- Assim um rock/grunge/metal/alternativo/experimental/ambiental/progressivo (melhor não conseguimos). É difícil classificar a nossa sonoridade. Qualquer elemento da banda ouve mil e um sons e conseguimos chegar a este som resultante das nossas influências e aprendizagens como músicos. Como todos temos influências bem díspares, acaba por sair uma saudável caldeirada musical (risos), uma vez que tentamos sempre encontrar o ponto de equilíbrio dentro das diversas influências de cada um.

PDM – Para quem não sabe, os Ashes têm um violinista, algo pouco usual numa banda de metal. É fácil pôr um violino a fazer frente à distorção das guitarras?
Ashes -
Existem inúmeras bandas de metal que usam cordas. Hoje em dia, experimenta-se muito usando todo o tipo de instrumentos, fazendo com que os chamados estilos musicais sejam cada vez mais difíceis de definir. Também não usamos o violino só como instrumento solo, muitas vezes é rítmico, como se fosse uma terceira guitarra ou uma segunda voz, por isso em vez de fazer frente às guitarras, faz-lhes companhia (risos). Por vezes, é no violino que está a melodia principal dos temas.
No entanto, achamos que o termo "Metal" é um pouco limitado sobre aquilo que fazemos, até porque nem somos assim tão pesados…temos os nossos momentos!
Nós não somos uma banda de metal. Somos os Ashes (risos)!

PDM – Sei que têm ganho alguns concursos de bandas, um deles nas Caldas da Rainha onde tive o privilégio de conhecer não só a vossa sonoridade como também a própria banda pessoalmente. Pretendem continuar a participar neste tipo de evento ou passaram a se debruçar mais no conceito de concerto propriamente dito?
Ashes -
Não dizemos que não a participar em qualquer bom evento, mas actualmente já passámos um pouco a fase dos concursos (que nos tem corrido bem, é verdade) pois, por mais apelativos que sejam, por vezes perdem a sua piada, porque vemos várias bandas - algumas das quais somos amigos - a competir, o que cria uma certa tensão no convívio das mesmas. É um pouco injusto e também ingrato termos de competir seja sobre o que for em concursos, principalmente quando as bandas são muito diferentes entre si. Nesta “fase do campeonato”, servem mais para auto-valorização da banda, isto porque, de certa forma somos avaliados pelo trabalho que fazemos, umas vezes da melhor forma, outras nem tanto. Mas por vezes temos a sorte de apanhar júris competentes e que fazem parte do mundo da música, e assim conseguimos ter uma percepção mais real do nosso trabalho, uma vez que a avaliação é feita de forma coerente e construtiva. Mas sem dúvida que o nosso interesse neste momento é levar a nossa música ao máximo de público possível e variado. Queremos investir mais directamente em concertos com outras bandas, integrados em festivais ou até mesmo em nome próprio, porque os palcos são o que realmente interessa para manter uma banda viva.



PDM – Em relação ao vosso próximo trabalho, já me chegou ao ouvido que estão a gravar um álbum. Quando é que estará no mercado?
Ashes -
Vamos lá ver se é este Verão! Mas possivelmente só depois...no Outono...o Outono é lindo! Na pior das hipóteses, chegará perto do Natal! Portanto já podem ter em consideração uma prenda para quem possa gostar da nossa sonoridade...(Risos)
Numa perspectiva mais optimista estará pronto para finais de Agosto, assim esperamos. As gravações estão a correr bem e nas calmas. Queremos realmente que o álbum fique bom em todos os sentidos, e responder positivamente às nossas expectativas, assim como às expectativas do público.

PDM – E concertos? Como é que está a vossa agenda?
Ashes -
Actualmente, não temos muitos porque estamos mais concentrados no estúdio, o que nos ocupa muito tempo. Mas estamos sempre prontos para tocar ao vivo. Temos concertos no Entroncamento dia 19 de Junho e nas festas de Abrantes dia 10 de Junho.


PDM – Pedia-vos agora, para terminarmos esta entrevista, uma mensagem dos Ashes para os leitores da Pedra de Metal.
Ashes -
Apareçam nos nossos concertos! Nada nos dá maior prazer do que tocar e damos o máximo em cima do palco, por isso temos fé que vocês também passem um bom bocado. Não deixem de apoiar as nossas bandas, a música nacional, bem como este tipo de iniciativas, que dão voz a muitas bandas que nem sempre têm grandes oportunidades. Portanto, é de louvar o blogue Pedra de Metal que se preocupa com o som de qualidade que se faz em Portugal, mas que ainda não “vingaram” no panorama musical.
Obrigado pela oportunidade!
Fiquem bem!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Concilium 13 Tour – Algarve


Mais uma estreia e desta vez falamos da deslocação a terras algarvias.
A Concilium 13 Tour visita Faro e estará na Associação de Músicos para uma noite de metal extremo.
Conta também com a presença de Cryptor Morbious Family que se deslocam de Grândola para abrilhantar a noite!

CRYPTOR MORBIOUS FAMILY + INVOKE + ENTROPIA

Sábado, dia 19 de Junho.
Início das actuações às 22:00h, entradas a 5 euros.

Karuniiru - No Musix Box com Unified Theory

domingo, 6 de junho de 2010

Pedra de Metal no Rock In Rio - Parte III As entrevistas

A organização do Rock In Rio cedeu ao pedido do Pedra de Metal, para efectuar algumas entrevistas. Não sendo possível ter acesso as bandas do palco Mundo (o que de certo modo compreendemos, estes só estavam disponiveis para televisões), foi com muito agrado que entrevistamos portugueses Ramp e More Than a Thousand.






sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pedra de Metal no Rock In Rio - Parte II As fotos

Hoje vou colocar umas fotos, sendo que no slide inicial são fotos gerais e nos seguintes, das 4 bandas principais.

De salientar que neste primeiro slide existe uma foto com o alinhamento do concerto dos RAMP, outra do João Cabeleira (um tipo mesmo simpatico, o qual amanhã colocarei um pouco da conversa que tivemos mais tarde) e ainda uma foto como guitarrista Filipe Oliveira dos More Than a Thousand. Mais surpresas? Vejam as fotos :)











E peço desde já desculpa por algumas das fotos, mas eu ainda não me habituei a maquina ;)

INSANUS - Fim anunciado


É com muita pena que publicamos esta noticia.

Eis o comunicado que chegou por parte da banda:
"Pois é pessoal... está tudo na expectativa quanto a "The End..." ser o nome dum álbum ou de uma qualquer música de Insanus.
Mas eu tiro as dúvidas e esclareço... Não é nada disso. É mesmo o pior da cena.
Os Insanus vão mesmo acabar! É verdade. Impensável não é? Mas acontece.
Acontece porque somos humanos, somos músicos e acima de tudo... somos muito amigos!
E é por isso que nada do que possa acontecer nos vai afectar nesse aspecto. Continuamos a ser grandes amigos da palhaçada do costume. É uma festa.
Simplesmente vamos deixar o nosso projecto desvanecer, sem ressentimentos ou condenações.
As coisas são mesmo assim. Quando não corre bem, é preciso ter a coragem para admitir.
É complicado quando não remamos todos para o mesmo lado. Mas o facto de isso não acontecer não quer dizer que alguém tem culpa ou que ficamos chateados com essa situação! Não!
As pessoas são o que são... pessoas. E é normal quando alguma cena já não está bem de acordo com aquilo que se pretende ou por alguma razão já não dá tanto gozo como no início...
É normal, as pessoas crescem e amadurecem e fazem outras coisas, conhecem cenas novas e vão descobrindo novos caminhos.
E aqui já nos assemelhamos mais à vida em geral. Na nossa vida, vamos tomando caminhos diferentes sem que tudo o resto fique chateado ou ressentido connosco.
C'est La Vie!

E com isto, quero dizer que não me arrependo de nada do que foi feito e foram 3 anos do melhor que poderia existir.
Muita merda, muita dor de cabeça, muita palhaçada, muito riso, muita alegria, muita tristeza, muita merda mesmo... !!
Obrigado a todos os que seguiram a banda com vontade e todos aqueles que sempre acreditaram em nós. Todos aqueles que nos davam a maior força e todos aqueles que faziam dos Insanus, uma banda do catano!! Sem vocês, não há nada.
E agradeço a todos os Insanus, sem excepção, por tudo que deram e por todo o trabalho.
Foram 3 anos de enorme trabalho, evolução e experiências que nos tornaram melhores músicos, melhores amigos e melhores pessoas.

A vocês, meus irmãos dos Insanus... o meu muito Obrigado POR TUDO !

Vemo-nos por aí! FORTE ABRAÇO."

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pedra de Metal no Rock In Rio

Depois de vários dias, em que não foi colocado nenhum post, este final de semana vão ser dedicado ao Rock in Rio. Aliás este foi o principal motivo para a ausência de posts. Hoje partilho com vocês alguns vídeos que filmei no Rock in Rio, para abrir o apetite, até domingo serão colocadas fotos, entrevistas, e ainda um report de tudo o que se passou, uma vez que o Pedra de Metal, teve o privilegio de ter acesso a bastidores, falar com um ou outro famoso, e claro ver os concertos de bandas fantásticas. Aproveito para deixar o meu agradecimento a LIFT EVENTOS, pela cedência da credencial, assim como pela maneira excelente como fui recebido por eles.