Pedra de Metal

domingo, 31 de janeiro de 2010

HERMANN HESSE “Siddhartha”

Nascido na Índia, no século VI a.c., filho de um Brâmane, Siddhartha passa a infância e a juventude isolado de misérias do mundo, gozando uma existência calma e contemplativa.
A certa altura, abdica da vida luxuosa, protegida, e parte em peregrinação pelo país, onde a pobreza e o sofrimento eram regra.
Na sua longa viagem existencial, Siddhartha experimenta de tudo, usufruindo tanto as maravilhas do sexo quanto o jejum absoluto.
Entre os intensos prazeres e as privações extremas, termina por descobrir “o caminho do meio” libertando-se dos apelos dos sentido e encontrando a senda da paz interior. Em páginas de rara beleza Siddhartha descreve sensações e expressões como raramente se consegue. Lê-lo é deixar-se fluir como o rio onde Siddhartha aprende que o importante é saber escutar com perfeição.
Este romance de Hermann Hesse tornou-se a obra mais famosa deste Prémio Nobel da Literatura e um dos livros mais vendidos de sempre. Nunca perdendo a actualidade, continua a fascinar o público jovem sendo leitura de cabeceira há já várias gerações.

Sem comentários: